Ensino Fundamental 2

Confiança leva tempo. E, de tempo, entendemos bem.
São 111 anos de experiência cuidando da formação de crianças e adolescentes.
111 anos dedicados ao ensino e à aprendizagem.
Abaixo, saiba mais sobre o nosso Ensino Fundamental 2 e agende uma visita!

A consciência da cidadania e o aprimoramento das capacidades de reflexão, conexão entre diversos temas e áreas de estudo, comunicação e expressão estão entre as principais aquisições dos alunos ao longo do Ensino Fundamental II do Dante. Eles já chegam ao 6º ano com uma rotina de estudos organizada, de modo que são capazes de usar a criatividade a favor da resolução de problemas reais cotidianos — que podem ser a fila da cantina na hora do lanche ou a iminência da extinção de alguma espécie da fauna do parque Trianon, em frente ao Colégio, por exemplo.

A autoria já exercida nas fases anteriores da vida escolar ganha, aqui, mais destaque: os alunos passam a ter a possibilidade de erguer seus projetos para apresentar em sala de aula ou em feiras como a de ciências. São construções individuais e/ou coletivas realizadas a partir da coleta, análise e interpretação de dados, processos que esses estudantes já dominam mesmo antes de chegar ao 9º ano. A variedade de linguagens para a expressão desses saberes é incentivada, abrindo assim a gama de experimentações dos estudantes para os campos artísticos, científicos e humanísticos em geral.

Nessa fase da vida escolar, são também estimulados o senso crítico e a atenção aos detalhes de cada questão examinada, além do exercício constante de observação de um mesmo ponto sob perspectivas diferentes. O foco é apurar os olhares, mas sempre instigando a apresentação de propostas construtivas como resultado.

Os conteúdos são mais aprofundados, e temas relacionados ao consumo, à produção e ao manejo dos recursos ambientais e tecnológicos estão sempre em pauta.