Universidade de Cambridge credencia Dante como Centro Preparatório para exames de proficiência

Publicado em 9 de fevereiro de 2024 às 12:38

A Universidade de Cambridge, responsável pela elaboração de um dos mais importantes exames de proficiência em língua inglesa do mundo, concede a certificação de “Preparation Centre” a instituições de ensino consideradas aptas a aplicar os testes e a preparar estudantes para sua realização. Em 2024, com a consolidação de um robusto projeto pedagógico voltado ao ensino do idioma, o Dante conquistou o reconhecimento oficial da prestigiosa universidade britânica.

Entre os requisitos cumpridos para a obtenção da credencial estão o alinhamento pedagógico do Colégio aos parâmetros definidos pelo Common European Framework of Reference for Languages (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) – padrão internacionalmente aceito para descrever habilidades linguísticas – e a qualificação de seu corpo docente, que conta com todos os seus professores de inglês certificados pela Universidade de Cambridge.

Além disso, desde 2023, o Dante integrou o exame ao currículo das turmas do 9º ano do ensino regular, ou seja, o teste B1 Preliminary for Schools passou a fazer parte da grade curricular da série. Por isso, os professores começaram a trabalhar com estratégias e recursos direcionados à preparação dos estudantes para a prova. Já os alunos do 7º e 8º ano do ECCE (Scuola Media) podem realizar, de forma opcional, os testes A2 Flyers e A2 Key for Schools, respectivamente.

“Tornar-se um centro preparatório oficial significa que o Dante foi reconhecido como um Colégio que prepara e consegue bons resultados com as certificações de Cambridge, além de ser um centro aplicador dos exames”, explica o professor Victor Fiorotti, coordenador do Departamento de Inglês do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio.

Ainda de acordo com o docente, a ideia é expandir a oferta de exames, aplicados no Colégio desde 2016 em parceria com a São Paulo Open Centre. Para este ano, inclusive, está prevista a realização do B2 First for Schools e do C1 Advanced, destinados, respectivamente, para as turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. “Pretendemos fortalecer o nosso trabalho para que cada vez mais alunos possam fazer os testes”, aponta o professor.

Universidade de Cambridge

Vitalícios e reconhecidos internacionalmente, os certificados de proficiência de Cambridge oferecem diversos benefícios aos alunos: além de fortalecer candidaturas para universidades do exterior, eles abrem portas para o mercado de trabalho global.

Os ótimos resultados alcançados pelos jovens dantianos nos exames de proficiência de 2023 – com notas acima da média mundial em leitura, fala e escrita – evidenciam o comprometimento do Colégio com o ensino inovador e moderno da língua inglesa, ferramenta essencial em um mundo globalizado. Os alunos aprovados no ano passado serão premiados com a entrega de seus certificados em cerimônia a ser realizada entre março e abril.

“Os resultados demonstram que começamos a repensar a maneira como entendemos o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no espaço da escola. É um novo olhar e entendimento desses processos”, conclui o professor Victor Fiorotti.