Cientista Aprendiz

Clique aqui para acessar o site do Cientista Aprendiz.

O Cientista Aprendiz é um programa de pré-iniciação científica para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri. Com início em 2006, o projeto nasceu do grande interesse dos alunos pelas atividades de laboratório e pelas diferentes áreas da pesquisa científica. Outro forte estímulo à participação no programa foi o próprio curso de Ciências, cujo objetivo se traduz na aproximação da cultura científica daquilo que representa o conhecimento de mundo dos estudantes.

Focado em aprimorar a habilidade científica dos participantes e em lhes propiciar vivência real dentro da área de pesquisa e desenvolvimento, o Cientista Aprendiz constitui, assim, uma excelente oportunidade para que os jovens desenvolvam projetos de investigação com o uso de metodologia científica. O desenvolvimento desses projetos, além de incentivar a autonomia na elaboração de questões-problema, na proposição de hipóteses e no encaminhamento metodológico para a comprovação dessas hipóteses, gera ampla motivação no aprendizado das ciências e na aplicação de suas ferramentas.

O requisito mais importante para participar é gostar de Ciências. Além disso, é importante ter um bom desempenho nesse componente curricular. Isso não significa apenas ser bom em notas mas também participar ativamente das aulas, contribuindo positivamente para o curso. Com base na observação do desempenho de cada aluno, os professores de ciências indicam os nomes dos jovens que mais se amoldam a esse perfil para a respectiva coordenadora, que, em conjunto com a Orientação Educacional e com a Diretoria Pedagógica, lhes faz o convite para participação no programa. Ou seja, os principais critérios para poder participar do Cientista Aprendiz são o desempenho, o interesse e o envolvimento em temas científicos, principalmente no que se refere ao aspecto experimental.

Como são limitadas, nem sempre há vagas para todos. Por isso, a seleção é feita identificando-se primeiramente os alunos que apresentam um perfil mais adequado para o acompanhamento do programa.

Por sala, são chamados, em média, dois alunos de 8º ano e três alunos de 9º ano. Os alunos do Cientista Aprendiz que, indo para o Ensino Médio, desejarem continuar no programa têm prioridade no preenchimento das vagas.

Clique aqui para acessar o site do Cientista Aprendiz.