Centro de Memória

O Centro de Memória do Colégio Dante Alighieri (CM-CDA) tem por finalidade organizar, preservar e disponibilizar para pesquisa documentos do Colégio Dante Alighieri.

Criado no final de 2006, tendo em vista a organização dos eventos para o centenário do Colégio, que se deu em 2011, o Centro de Memória atualmente possui um acervo documental que remonta até aos anos anteriores à fundação do Istituto Medio Italo-Brasiliano Dante Alighieri.

O acervo documental tem origem em documentos produzidos no Colégio no decorrer de suas atividades, por pessoas ligadas à instituição, e em doações de antigos professores, alunos e funcionários.

São mais de 17 mil fotografias preservadas, organizadas e digitalizadas, que retratam o cotidiano da instituição, eventos e o conjunto arquitetônico. As mais antigas são de meados da década de 1910. Uma parte desse arquivo iconográfico já está disponível para pesquisa na base de consulta da biblioteca CDA.

O acervo histórico inclui mais de três mil documentos, como estatutos, correspondências, jornais, cadernos, documentos administrativos, convites, diplomas, cadernetas, etc.

Também há um diversificado acervo de peças representativas da cultura material escolar, como equipamentos e peças de laboratório, troféus, medalhas, mobiliário, uniformes, entre outros. Além disso, o acervo do Centro de Memória conta com um arquivo de entrevistas e depoimentos de antigos alunos, docentes e funcionários, que relatam suas experiências de vida e a relação com o Colégio Dante Alighieri, e um conjunto bibliográfico de antigas obras utilizadas no Colégio, entre obras literárias, manuais de ensino e catálogos de instrumentos de laboratório.

Além de recolher materiais no próprio Colégio, o Centro de Memória aceita doações de documentos e objetos que ajudem a contar a história da instituição, como fotos, livros, móveis, artigos escolares, vídeos, desenhos etc.

O Centro de Memória do Colégio Dante Alighieri funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Pesquisas e visitas podem ser agendadas pelo telefone: (11) 3179-4400 (ramal 4281) ou pelo e-mail cm@cda.colegiodante.com.br.