Inglês

Para ler o mundo, decodificar mensagens de diversas partes dele e alargar as possibilidades de interação e os limites do conhecimento, os programas 5th GRADE ELEMENTARY, MIZZOU GLOBAL SCHOLARS (MIDDLE SCHOOL) e DUAL DIPLOMA PROGRAM (HIGH SCHOOL) são caminhos certeiros. Trata-se de um convênio com a University of Missouri, que está entre as cem melhores universidades dos EUA e é membro da Association of American Universities (AAU), ao lado de instituições como Harvard, Stanford, MIT, Princeton e Yale.

Professora Rossella Beer, coordenadora dos cursos de Elementary, Middle e High School

5th GRADE ELEMENTARY

Um curso para o 5º ano do Ensino Fundamental que permite aprender o idioma de forma única, exercendo a comunicação, a criatividade, o pensamento crítico e o letramento digital. O aluno será instigado a refletir sobre seus trabalhos por meio de conversas e pelo feedback dos colegas.

O 5th Grade Elementary pode ser considerado um programa de pré-Middle School, já que o aluno que o concluir de maneira satisfatória poderá, no ano seguinte, ingressar diretamente no Middle School (Middle Direct).

A entrada no programa é sempre no início do ano letivo. A apresentação do programa é feita anualmente no segundo semestre (setembro), para responsáveis de alunos e alunas que estão cursando o 4o ano do Ensino Fundamental. Na apresentação, os próximos passos são explicados, inclusive a forma de se inscrever e participar do processo seletivo que acontece em outubro/novembro. Um comunicado é enviado antes da apresentação para que as famílias possam agendar e participar.

Professores do curso Elementary (Colégio Dante Alighieri)

MIZZOU GLOBAL SCHOLARS (MIDDLE SCHOOL)

Um currículo integrado e interdisciplinar produzido pela Mizzou Academy, vinculado ao College of Education and Human Development da University of Missouri é a espinha dorsal do programa, oferecido pelo Dante a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. A abordagem pedagógica baseia-se em projetos que se baseiam na abrangência de conteúdos de forma multidisciplinar, além da aprendizagem de conteúdo gramatical, tanto na prática como através de aulas destinadas a pontos gramaticais.

As turmas têm quatro aulas de 45 minutos em inglês por semana, estimulando não apenas o desenvolvimento da linguagem e da capacidade de argumentação no idioma, mas também as habilidades e competências do século 21, como o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a resolução de problemas.

Essas competências são colocadas à prova na transformação de cada aluno e cada aluna em agente de mudança em sua comunidade: o programa propõe o estudo de problemas globais definidos pela ONU (como direitos humanos, refugiados, mudanças climáticas, direitos das mulheres, entre outros). Por meio do conceito Glocal, que reúne os princípios de global e local, esses líderes do amanhã já aplicarão suas soluções aos problemas de suas localidades ainda enquanto estudantes do Ensino Fundamental.

Os temas de cada nível são:

6º ano – Community Leadership: identidade, liderança, cultura e comunidade

7º ano – Connectedness: voz, tecnologia, interdependência e cidadania global

8º ano – Human Rights: liderança, serviço, análise e pensamento crítico

No Middle School, há possibilidade de entrar no 6o, 7o ou 8o ano, através dos processos seletivos. A entrada no programa acontece sempre no início do ano letivo. A apresentação do programa é feita anualmente no segundo semestre (agosto/setembro), para responsáveis de alunos e alunas que estão cursando o 5o ano, 6o ano e 7o ano do Ensino Fundamental. Na apresentação, os próximos passos são explicados, inclusive a forma de se inscrever e participar do processo seletivo que acontece em outubro. Um comunicado é enviado antes da apresentação para que as famílias possam agendar e participar.

Professores Middle School (Dante)

DUAL DIPLOMA PROGRAM (High School)

Dando continuidade ao currículo internacional do MIZZOU GLOBAL SCHOLARS (MIDDLE SCHOOL), o programa DUAL DIPLOMA PROGRAM (HIGH SCHOOL) é oferecido a partir do 9º ano do Ensino Fundamental e segue até a 2ª série do Ensino Médio. As aulas são todas em inglês e com professores estrangeiros ou native like, e o número de alunos em sala de aula é reduzido. Ao se formar na High School do Dante (ao final da 3ª série do Ensino Médio), os alunos e alunas também se formam na Mizzou Academy, com diploma americano reconhecido em universidades estadunidenses — sejam elas instaladas nos EUA, sejam em outros continentes.

Mais do que a imersão na língua, as turmas participantes do programa vivenciam uma experiência de apropriação dela, praticando a comunicação em público, bem como a leitura, a análise e a redação de textos em inglês. As disciplinas do currículo brasileiro são convalidadas pela University of Missouri, não sendo, portanto, necessário que sejam refeitas em inglês. E a elas são acrescentadas matérias específicas como economia, marketing, oratória, planejamento de carreira e história americana, entre outras.

A entrada no High School se dá através do HIGH SCHOOL DIRECT para alunos que concluem o MIDDLE SCHOOL com sucesso. Também há possibilidade de entrar no 9o ano através de um processo seletivo. A entrada no programa acontece sempre no início do ano letivo do 9o ano. A apresentação do programa é feita anualmente no mês de junho para responsáveis de alunos e alunas que estão cursando o 8o ano do Ensino Fundamental. Na apresentação, os próximos passos são explicados, inclusive a forma de se inscrever e participar do processo seletivo que acontece em setembro. Um comunicado é enviado antes da apresentação para que as famílias possam agendar e participar.

Professores Dante High School