SCUOLA SECONDARIA DI SECONDO GRADO LICEO SCIENTIFICO

OPZIONE SCIENZE APPLICATE

O Liceo Scientifico do Colégio Dante Alighieri combina os currículos italiano e brasileiro. Aliando o melhor da tradição da cultura humanística aos conhecimentos técnico-científicos mais modernos, o Liceo oferece os meios linguísticos e conceituais necessários ao desenvolvimento integral do percurso de vida dos alunos.

O Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate, reconhecido pela Direção do Ensino como curso internacional do Colégio Dante Alighieri e pelo MAECI (Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale – Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional), portaria MAECI-MIM 4815/1907 de 21 de Dezembro de 2022, oferece um curso de formação que integra a cultura científica de base com aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Este percurso permite que os alunos tenham uma formação científica sólida, e que desenvolvam competências práticas que podem ser utilizadas em diversos ambientes de trabalho.

Reconhecida mundialmente por sua qualidade, a educação de um Liceo italiano oferece aos alunos as ferramentas culturais e metodológicas para uma compreensão aprofundada da realidade por meio de uma abordagem racional, criativa, projetual, crítica a situações, fenômenos e problemas cotidianos, promovendo a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências necessárias tanto para a continuação dos estudos como para a inserção na vida social e no mundo do trabalho, de forma coerente com as capacidades e escolhas pessoais de cada um.

Focado na ligação entre o estudo do conhecimento científico e a tradição humanista, o Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate catalisa a aprendizagem dos conhecimentos e métodos da matemática, física e ciências naturais, por meio de uma sólida formação histórica e cultural, oferecendo uma educação única, capaz de interligar de forma clara e aprofundada as relações entre o pensamento científico e a reflexão filosófica.

O Liceo permite, ainda, que os alunos adquiram o conhecimento necessário para utilizar ferramentas informáticas e de análise de dados, bem como elementos importantes do empreendedorismo e, ao mesmo tempo, favorece o contato com os aspectos fundamentais da cultura e tradição literária e artística europeia, por meio da leitura das obras, autores e correntes de pensamento mais significativos do Ocidente.

Vistas como parte integrante do processo de aprendizagem, as línguas italiana e inglesa atuam, no itinerário do Liceo Scientifico, como línguas veiculares em um percurso formativo internacional, que acostuma os alunos a raciocinar de forma lógica e crítica em muitas circunstâncias, aprendendo a transitar com facilidade linguística entre os diferentes espaços e contextos típicos de uma realidade cada vez mais dinâmica e globalizada.

Entre as disciplinas básicas encontramos matemática, física e ciências naturais. Essas disciplinas são fundamentais para entender como funcionam o mundo natural e as novas tecnologias. No entanto, o caminho educacional não se limita a essas disciplinas e inclui, também, uma série de disciplinas práticas, como informática e robótica. Além disso, também são propostas a abordagem projetual e de resolução de problemas, colocando os alunos diante de situações reais em que podem aplicar os conhecimentos adquiridos. Esse enfoque os permite desenvolver um pensamento crítico, criativo e voltado para a proposta de soluções, habilidades que são muito procuradas no mundo do trabalho.

Um dos valores fundamentais transmitidos pelo Colégio é o compromisso com a excelência. O trabalho de professores e funcionários da escola é focado em garantir que os alunos sejam desafiados e motivados a atingir todo o seu potencial. Esse esforço se traduz em uma cultura de aprendizado que estimula a curiosidade, a criatividade e a autonomia, além de promover uma competição saudável entre os alunos.

O Colégio também promove o compromisso com a sustentabilidade ambiental, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre questões ecológicas e a encontrar maneiras de proteger e preservar nosso planeta. Além disso, o Colégio Dante Alighieri está empenhado em apoiar as comunidades locais por meio de diversos programas de voluntariado.

Um dos valores mais importantes transmitidos pelo nosso Colégio é o amor à cultura e às artes. Oferecemos uma variedade de programas extracurriculares que incluem teatro, música, dança e artes visuais. Desta forma, os alunos são expostos a diferentes experiências culturais e artísticas que os enriquecem enquanto indivíduos e os ajudam a desenvolver uma maior compreensão do mundo que os rodeia.

O Percurso para Competências Transversais e Orientação (PCTO), parte integrante do projeto educativo em cumprimento do artigo 1º, parágrafo 785 da lei nº 145 de 30 de dezembro de 2018, parágrafo 785 da lei nº 145 de 30 de dezembro de 2018, prevê a aquisição dessas competências que permitirão que o aluno desenvolva estratégias adequadas à concretização de um percurso de vida e profissional alinhado com os seus próprios desejos, capacidades e ambições num contexto como o atual, caracterizado pela urgência dos problemas ambientais e por uma digitalização cada vez mais rápida da economia.

O Liceo dura 4 anos e se divide em um período de dois anos compactado em um ano e um período de três anos, ao fim do qual é realizado o exame de estado para obtenção do diploma de Maturità Scientifica.

Em detalhes, o plano de estudo resultante é o seguinte: