História

Uma escola criada em nome da preservação da cultura italiana: o Istituto Medio Italo-Brasiliano Dante Alighieri, como se chamava nosso Colégio quando de sua fundação, em 1911, tem em suas raízes centenárias o espírito humanista do poeta que dá nome à instituição.

Em uma São Paulo já habitada por um grande número de imigrantes italianos que aqui se estabeleciam desde o início do século XX, o conde Rodolfo Crespi, industrial de sucesso da época, tomou para si a tarefa de angariar fundos e erguer a construção que até hoje se localiza em área nobre da cidade, próximo à avenida Paulista.

Mais do que criar uma instituição de ensino que firmasse e difundisse os valores culturais dos imigrantes, com aulas em italiano e professores vindos da Itália, o objetivo era garantir a melhor formação humana para seus alunos. E, para isso, priorizaram-se dois elementos: um corpo docente extremamente competente e uma estrutura física à altura dos voos que cada um dos estudantes se tornaria capaz de alçar. Até hoje esses dois pilares são a sustentação de nossos valores.

O edifício Leonardo da Vinci, a colmeia e o pátio central, compreendido pelas duas construções e que mantém até hoje seu piso original, são tombados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

SÍMBOLOS

Escudo

O escudo do Colégio Dante Alighieri é de formato inglês (moderno), com o uso de três cores: ouro (para dois quartéis e a faixa), prata (para as peças honoríficas) e azul (para os outros dois quartéis e as letras da legenda).

Simbologia das cores:

Ouro: em heráldica, é o metal simbólico da nobreza, do esplendor, da riqueza, da glória, do poder, da força, da soberania, da prosperidade e da fé.

Prata: simboliza a verdade, a pureza, a castidade, a beleza, a inocência, a integridade, a limpeza, a franqueza, a amizade, a paz e a felicidade.

Azul: é a cor simbólica da justiça, da firmeza incorruptível, da dignidade, da vigilância, da virtude, do zelo, da lealdade, da fidelidade, do saber, da formosura, da perfeição e da exultação.

As cinco estrelas, dispostas em cruz, remetem à constelação do Cruzeiro do Sul, visto segundo a configuração tradicionalmente assumida.

No terceiro quartel, é reproduzida a figura da Loba do Capitólio, que, de acordo com a lenda, amamentou os dois irmãos gêmeos Rômulo e Remo, os fundadores de Roma.

SINO

O desejo de tocar o sino ao menos uma vez persiste no imaginário de nossos alunos. E, quando chega o último ano do Ensino Médio, é comum que eles busquem oportunidades de realizar esse desejo, ainda que brevemente, como uma travessura com tom de despedida.

Ao longo da vida escolar, o som que indica o início e o término dos períodos de aula no Dante é carregado de sensações, como o alívio pela chegada da hora do lanche e o lamento pelo fim de uma atividade ou trabalho estimulante em sala de aula.

Mas quando o sino soa pela última vez para os alunos da terceira série do Ensino Médio, que estão prestes a cruzar os portões da escola rumo a uma nova fase de suas vidas, é sempre uma grande emoção. É a força de um símbolo que anuncia o fim de uma etapa e o início de um novo caminho, a ser trilhado individualmente pelo novo ex-aluno.

Hino

Versos: Aplecina do Carmo
Música: Maestro Salvador Callia

Companheiros, marcha a porfia,
O Colégio de nós tudo espera,
Que o estudo nos dê a ousadia
Pra ciência marcar nova era,
Juventude, a batalha é sem trégua
Bandeirantes da ciência, o valor,
Ninguém teme o fragor da refrega
Quando o estudo é apanágio de amor.

Com fervor estudemos a história
Desta terra que é luz e bravura;
Dos seus feitos guardemos a glória
Do auriverde pendão que fulgura.
Estudar é vencer; procuremos
Erguer alto esta fase querida,
Nossos mestres, pois neles tivemos
Um luzeiro a guiar-nos na vida.

Estribilho

Do Dante Alighieri sairão
Os mais valorosos pioneiros,
Que pela taba espalharão