Eletivas

Física quântica, conservação ambiental, cinema, educação financeira, empreendedorismo, política, relações internacionais, linguagem arquitetônica, cozinha regional italiana, teorias e práticas esportivas: essas são apenas algumas das áreas contempladas pelas eletivas oferecidas no Colégio aos alunos do Ensino Médio. Desde 2018, o Dante conta com uma gama ainda maior de possibilidades de contato mais intenso com temas que, muitas vezes, aparecem na grade curricular comum, mas sem aprofundamento.

São mais de 70 opções de cursos semestrais, ministrados em horário contrário ao do período de aulas, e vários deles são realizados em parceria com instituições e profissionais especializados do mercado de trabalho. Os alunos da 1ª e da 2ª série devem escolher ao menos duas eletivas a cada semestre, e, para os estudantes da 3ª série, que dedicam mais tempo aos estudos preparatórios para os vestibulares, os cursos são optativos.

Os alunos passam a ter a chance de conhecer mais a respeito de assuntos e atividades que lhes despertam um interesse especial, o que traz benefícios relacionados não somente à ampliação de horizontes do saber mas também ao processo de descoberta e desenvolvimento de afinidades pessoais. Uma experiência numa eletiva pode se tornar elemento decisivo para o momento da escolha de um curso superior, por exemplo. Ou simplesmente ser um estímulo prazeroso para o intelecto e as potencialidades dos jovens dantianos.