Ensino Fundamental 1

Confiança leva tempo. E, de tempo, entendemos bem.
São 111 anos de experiência cuidando da formação de crianças e adolescentes.
111 anos dedicados ao ensino e à aprendizagem.
Abaixo, saiba mais sobre o nosso Ensino Fundamental 1 e agende uma visita!

A chegada ao Ensino Fundamental representa um marco: o momento em que a leitura e a escrita abrirão ainda mais portas para os pequenos, que passam a contar com mais essa forma de expressão, comunicação e contato com o mundo que os rodeia. É entre o primeiro e o segundo ano do Ensino Fundamental que os alunos vão se tornando jovens leitores e escritores.

É também nessa etapa da vida escolar que eles começam a lidar de maneira mais ativa com situações-problema, seja nas vivências cotidianas, seja no conteúdo apresentado em aula. As crianças passam a ter condições de atuar efetivamente nas resoluções, sempre com o apoio da nossa equipe pedagógica, que garante um ambiente seguro e benéfico a cada aluno, individualmente, e ao coletivo das turmas. Os pequenos dantianos produzem experimentos e realizam investigações em busca da fundamentação de hipóteses de sua autoria.

A partir desse novo lugar em que se veem inseridos, os alunos vão se reconhecendo, gradativamente, como agentes de um mundo em constante transformação. É dessa maneira que eles tomam para si as responsabilidades por suas ações, descobrindo seus potenciais, fortalecendo a autoestima e identificando limites, inclusive em relação aos colegas. Aprender a cuidar de si, do outro e de suas relações, assim como do espaço compartilhado — e estendendo esse conceito a noções mais amplas de cidadania e sustentabilidade —, é um dos objetivos do Ensino Fundamental I.

Por meio do exercício da argumentação e do diálogo, sem deixar de validar também opiniões diferentes e eventualmente mudar de ideia, eles experimentam o convívio em sociedade. Ao longo de todo o Ensino Fundamental I essa habilidade já começa a ser estimulada, enquanto se firma o respeito às diversidades também culturais, raciais, políticas e regionais.

O processo de conquista da autonomia ocorre também em relação aos recursos tecnológicos: começa no Ensino Fundamental I um programa de cidadania digital em que o foco é o uso ético, seguro e responsável dos dispositivos presentes no cotidiano de nossos alunos.