Categorias: Ensino Fundamental 1, Notícias
Na noite do dia 27 de novembro, diante de pais, professores e colaboradores do Dante, os alunos do 5º ano A (Integral) concluíram o “Projeto Autobiografia”, atividade que simbolizou o desfecho de mais uma etapa em sua vida escolar e a passagem para um novo desafio: o Ensino Fundamental 2. Idealizado pelas professoras Karla Augusto e Juliany Brito, o trabalho consistiu no estudo aprofundado da biografia, gênero textual caracterizado pelo relato da vida de uma pessoa importante ou conhecida socialmente, apresentando suas principais ações e experiências, bem como seu legado.
Na primeira etapa, para compreenderem a estrutura do gênero textual, os estudantes leram biografias de personalidades como Albert Einstein, Nelson Mandela e Ayrton Senna, da coleção “Gente pequena, Grandes sonhos”. Visitas à exposição imersiva “Os mundos de Leonardo da Vinci” e ao Centro de Memória do Dante também contribuíram para a construção de repertório histórico dos alunos, que puderam conhecer diversos fatos da vida do célebre inventor italiano – sobre quem escreveram uma biografia – e do Colégio.
“Foi uma atividade interdisciplinar que envolveu diversas áreas do conhecimento. Trabalhamos, por exemplo, com história e geografia, já que os alunos puderam relacionar a ida deles ao Centro de Memória com urbanização, tema visto em sala de aula; e língua portuguesa, em que eles estudaram função gramatical e as características da biografia”, explica a professora Karla, que leciona matemática, geografia e história ao 5º A.
Em seguida, após contarem com a ajuda de suas famílias na elaboração de uma cartolina com a apresentação, em ordem cronológica, dos acontecimentos de suas próprias vidas, os jovens dantianos redigiram suas autobiografias, que, ao serem reunidas em um único livro, formaram o resultado do projeto da turma.
Assim, no dia 27, além de realizarem apresentação sobre as diferentes etapas do projeto, os alunos receberam um exemplar da coletânea e colheram autógrafos de diretores, professores e colaboradores entrevistados e biografados. Entre eles estavam o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, a diretora-geral educacional, professora Valdenice M. M. de Cerqueira, a diretora pedagógica, professora Angela Martins, a coordenadora pedagógica do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, Symone Oliveira, e o auxiliar de disciplina Ricardo Rebouças dos Santos.
Uma história, muitos aprendizados
Há dez anos no Dante, Rebouças – como é conhecido entre os alunos – foi biografado por Felipe Kavamura e Gustavo Ruiz, com quem convive entre os corredores do edifício Galileo, onde criaram laços de amizade e de respeito. Por meio do conhecimento adquirido em cada etapa do projeto, Felipe e Gustavo abordaram diversos aspectos ligados à vida pessoal e profissional do auxiliar de disciplina, que se emocionou com o trabalho da dupla.
“Eu não sabia que eles escreveriam um texto sobre a minha vida. Achava que ficaria só na entrevista mesmo. Confesso que me surpreendi e me emocionei com o texto. Foi muito bem escrito. Senti a pureza e a sinceridade dos meninos em cada palavra, além do sentimento de gratidão às pessoas, pois tudo o que sei aprendi aqui dentro”, afirma Rebouças.
“Foi muito divertido porque fizemos a entrevista e conhecemos mais sobre o Rebouças. Ele foi escolhido porque é uma pessoa de quem gostamos muito e queríamos saber mais sobre sua vida”, diz Felipe Kavamura, cujo parceiro de trabalho destacou a importância das diferentes fases do processo de escrita biográfica. “A parte de que mais gostei no trabalho foi a entrevista. É bem interessante conversar para conhecer melhor uma pessoa. Escrever também foi legal, porque colocamos em prática o que aprendemos sobre biografia”, conta Gustavo Ruiz.
“O evento proporcionou um estreitamento de relações, porque os pais estavam presentes na sala de aula das crianças, que é o ambiente delas. Os alunos ficaram à vontade e puderam desfrutar desse momento”, comenta Juliany, professora de língua portuguesa e de ciências da natureza do 5º A.
“A parceria entre Colégio, corpo docente e famílias é fundamental para atingirmos o objetivo com as crianças. Os pais deram um feedback positivo, dizendo que gostaram e que acharam o projeto diferenciado – e este era realmente o nosso objetivo”, celebra a professora Karla.