Dantianos pelo mundo: conheça o roteiro de viagens educacionais para 2024

Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 17:19
Categorias: , , ,

Em 2024, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio do Dante terão a oportunidade de participar de viagens educacionais voltadas à expansão de repertório cultural e ao desenvolvimento humano. Elaborado em parceria com a NR Intercâmbio, o projeto inclui excursões nacionais e internacionais cujo roteiro foi apresentado aos pais e responsáveis em reunião realizada no dia 29 de novembro, no auditório Miro Noschese.

As saídas preveem atividades que visam auxiliar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, autocontrole, consciência social e tomada de decisão responsável. Presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tais competências são fundamentais para o sucesso escolar e para o relacionamento interpessoal, além de contribuírem para a ampliação dos horizontes acadêmicos e profissionais dos estudantes.

“Para eles descobrirem o que vão se tornar e despertarem o interesse por alguma coisa, vem antes o lúdico. Eles têm que descobrir a paixão. Vamos promover uma sequência de viagens para que os alunos possam se descobrir e no futuro escolher a que querem se dedicar”, afirma Marco Antonio Vivolo, o Kito, diretor da NR Intercâmbio.

Nada como um bom acampamento para promover o estreitamento de vínculos e a interação entre estudantes. Fora do ambiente digital, os dantianos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão desfrutar de toda a estrutura recreativa dos resorts educacionais parceiros do Colégio, nos quais serão realizadas dinâmicas específicas para cada faixa etária.

Por sua vez, o roteiro do Ensino Médio se relaciona de maneira mais direta com os projetos interdisciplinares da 1ª à 3ª série. Assim, os alunos poderão aprofundar o conteúdo visto em sala de aula por meio de uma experiência de imersão na realidade local.

Confira os destinos e as datas das viagens nacionais do 5º ano à 3ª série:

• 5º ano: Acampamento NR, em Santo Antônio do Pinhal (SP), de 8 a 10 de março;
  • 6º ano: Acampamento Peraltas, em Brotas (SP), de 16 a 18 de fevereiro e de 23 a 25 de fevereiro;
  • 7º ano: Acampamento Sítio do Carroção, em Tatuí (SP), de 15 a 17 de março;
  • 8º ano: Acampamento NR, em Sapucaí-Mirim (MG), de 1º a 3 de março;
  • 9º ano: Acampamento NR, em Santo Antônio do Pinhal (SP), de 4 a 8 de setembro;
  • 1ª série: Brasília/Chapada dos Veadeiros, de 15 a 19 de agosto;
  • 2ª série: Cidades históricas de Minas Gerais, de 27 de abril a 1º de maio; e
  • 3ª série: Manaus (AM), de 21 a 26 de junho.

Definidos pela NR Intercâmbio e validados pela equipe pedagógica do Colégio, os programas de verão (no Hemisfério Norte) serão destinados a grupos compostos por alunos de diferentes séries, acontecendo nas férias de julho de 2024.

Para os estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, o destino será os Estados Unidos – mais especificamente, Nova York e Washington. Durante os 14 dias de estadia na maior metrópole do país norte-americano, os alunos ficarão hospedados na Fordham University, onde participarão de cursos e atividades que propiciarão a convivência com jovens do mundo todo. Além disso, também estão programadas visitas a pontos turísticos e locais históricos de ambas as cidades.

Já os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio passarão duas semanas em Londres, na Inglaterra. A hospedagem será nos dormitórios da St. Mary’s University, na qual serão promovidas aulas e workshops para os estudantes. Visitas a museus e a locais como a London Eye e a St. Paul’s Cathedral também estão na agenda. De lá, o grupo dantiano pegará o avião rumo à Itália, onde se estabelecerá por sete dias para conhecer cidades como Roma, Florença, Bolonha e Veneza.

Confira os destinos e as datas das viagens internacionais do 6º ano à 3ª série:

• 6º ao 8º ano: Nova York + Washington D.C., de 1 a 16 de julho; e
  • 9º ano à 3ª série: Londres + Itália, de 30 de junho a 22 de julho.

Ambos os roteiros internacionais contarão com a supervisão especializada da equipe de monitores da NR Intercâmbio, além de um acompanhante indicado pelo Dante. As acomodações, as atividades, as refeições e os passeios estão inclusos no pacote.

, , ,