Evento no Dante promove contato de alunos com universidades italianas

Publicado em 2 de maio de 2024 às 15:34
Categorias: , ,

Os laços históricos que o Dante mantém com a cultura italiana e o estímulo à vivência internacional impulsionam o interesse de alunos por uma graduação na Itália. Diante desse cenário, o Colégio promoveu no dia 24 de abril uma série de palestras com representantes de três universidades italianas: Politecnico di Torino, Università di Parma e Università per Stranieri di Siena, que integram o conjunto de instituições parceiras da Uni-Italia – associação dedicada à promoção do Ensino Superior italiano e ao ingresso de estudantes em cursos universitários do país europeu.

Cônsul discursa em visita de universidades italianas ao Dante
Cônsul-geral da Itália em São Paulo discursou em abertura de palestras de universidades italianas no Dante

Na ocasião, alunos e familiares do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, bem como o público em geral, puderam ouvir sobre a oferta de cursos de cada universidade e tirar dúvidas referentes ao processo seletivo e à obtenção de bolsas de estudo. Além de membros das diretorias executiva e pedagógica, o evento contou com a presença do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, que celebrou mais um encontro no Dante e ressaltou a qualidade do Ensino Superior italiano.

“É de fundamental importância criarmos um vínculo entre as escolas paritárias e as universidades italianas. O diploma do Liceo italiano não é apenas uma qualificação importante como também um convite para continuar os estudos na Itália. As universidades italianas estão se firmando nos rankings internacionais, tanto que há cada vez mais estudantes do exterior que desejam estudar na Itália, que é não só a pátria da arte clássica e da literatura como também o lar da inovação.”

Dante recebe placa em visita de universidades italianas
Presidente do Dante, dr. José Luiz Farina recebe placa de representante da Università per Stranieri di Siena

Entre os alunos, o evento foi considerado um sucesso ao cumprir com o seu objetivo de esclarecer dúvidas e de ampliar o horizonte de possibilidades acadêmicas. “O Dante foi muito bem ao trazer várias universidades para fazer apresentações aqui. Isso ajuda os interessados em estudar fora a conhecer melhor as instituições da Itália. E ter acesso a um representante que vem de lá para nos contar como funciona cada universidade é muito melhor do que vermos um vídeo no YouTube ou algum artigo na internet”, avalia o dantiano Andrei Ojevan, do 3º Liceo.

Mirella Zanotta, do 2º Liceo, corrobora o discurso do colega e enfatiza que as palestras também foram importantes ao oferecer orientação especializada para quem almeja se graduar na Itália. “Gostei muito de quando eles falaram sobre a Universitaly, que é uma plataforma que ajuda os estudantes nos processos de aplicação a encontrar um caminho mais fácil para ingressar nas universidades italianas. E eu não sabia que o site era destinado a estrangeiros, então mudou um pouco a minha perspectiva.”

Università di Parma foi uma das universidades italianas presentes em evento no Dante
, ,