Socialização e diversão são temas da saída pedagógica do 5° ano

Publicado em 10 de abril de 2024 às 10:28

A transição do 5° para o 6° ano é marcante para os estudantes. Uma fase de descobertas, novas vivências, novos sentimentos e uma nova rotina. Para começar a prepará-los para essa transição, na manhã do dia 15 de março, 284 alunos do 5° ano partiram do Dante com destino a um acampamento educacional em Santo Antônio do Pinhal, para a realização da já tradicional saída pedagógica da série em parceria com o NR Acampamentos.

Os dantianos passaram o final de semana nas instalações do NR e puderam aprender, se divertir e aproveitar a viagem, que foi um resultado da parceria entre os departamentos de Educação Física e de Relações Humanas e Convivência.

O principal objetivo da viagem foi a socialização e a preparação para o 6º ano, uma fase em que se exige mais autonomia e capacidade de resolver problemas do que em anos anteriores, como explica a professora de matemática Marcelle Bonetti: Parte do nosso trabalho é estimular muito a autonomia deles, para que sejam capazes de lidar com os problemas. Lá eles tiveram que fazer isso, arrumando suas camas e malas, por exemplo. Seguimos com essa proposta ao longo do ano.”

Alunos praticam exercícios de sustentabilidade e socialização durante viagem a acampamento educacional
Além de se divertirem, os dantianos praticaram exercícios de sustentabilidade

Além da prática de exercícios para o desenvolvimento socioemocional, o trabalho em equipe foi estimulado de maneira intensa. O coordenador de educação física, professor Adriano Pozzi Jantalia, explicou um pouco sobre como as atividades foram realizadas – sempre promovendo o movimento. “Eles tinham que  designar tarefas entre si em prol da resolução de problemas. Por exemplo, num brinquedo chamado Tamancão, se não houvesse comunicação entre a equipe, eles não sairiam do lugar”.

Os esportes foram destaque nas atividades propostas pela equipe da coordenação de Educação Física: “Em uma delas, o monitor propunha uma conta e eles tinham que resolver, e depois saltavam por bancos rapidamente para colocar a resposta em um quadro. O bacana dessas atividades é que não era uma equipe contra a outra, a intenção era que as tarefas fossem cumpridas”, conta Adriano.

A dantiana Lorena Cerveira se animou especialmente com as atividades “Rali na Lama” e “Super Mario”. “Eu gostei bastante do Rali no Lama. Teve gente que não queria muito se sujar, mas depois é só tomar banho e tudo bem.” Já sobre o Super Mario, Lorena conta como foi interessante ver o game sendo reproduzido em forma de gincana. “Antes eu tinha pensado: ‘Como eles vão fazer um videogame na vida real?’. Depois vi que tinha bastante obstáculos, foi muito legal”.

Brincadeiras que praticaram o trabalho em equipe e socialização foram destaques do acampamento educacional
A necessidade de trabalhar em equipe foi um dos principais objetivos da viagem pedagógica

Também houve momentos criados para a interação aluno-professor para além da sala de aula. O estudante Luigi Francesco contou a respeito: “Nós ficamos bem mais próximos dos professores, conversamos mais e vivemos experiências mais variadas.”

A professora Marcelle explicou a importância de a viagem ser realizada no início do ano. “Fazer a saída no começo do ano promove uma maior integração entre as crianças, entre as diferentes classes e com os professores. Acaba existindo um vínculo muito maior, especialmente em relação àqueles alunos que eram mais na deles, que não se aproximavam muito da gente, e que agora são mais próximos”.