Departamento de Matemática do Dante promove ação “Laboratório em aula”

Publicado em 26 de abril de 2024 às 11:07
Categorias:

Durante o mês de abril, foi desenvolvida uma proposta pedagógica que visa transformar a sala de aula em laboratório para as turmas da 3ª série do Ensino Médio. O Departamento de Matemática trabalhou com os alunos a partir dos conceitos de geometria analítica para criar projetos interativos que envolvessem movimentos, rotação e transformação geométrica. A proposta tem como objetivo tornar o aprendizado teórico em algo mais envolvente, de modo que os conceitos pudessem ser trabalhados na prática. 

A proposta, além de ajudar a desenvolver habilidades e noções de ciências da computação, “promove uma atividade interdisciplinar que motiva os alunos e aciona conceitos de geometria aplicada”, assinala Denys Arakaki, professor de matemática. Além da aquisição de competências técnicas, outras habilidades dos alunos foram acionadas, e houve espaço para que elas se manifestassem. “A atividade proporciona uma relação diferente entre alunos e professores. Durante a proposta prática, nós pudemos observar algumas habilidades dos alunos que não eram nítidas em aulas propriamente teóricas”, pontua Theodoro Becker, coordenador de matemática. 

Alunos da 3ª série participam de “Laboratório em aula”

O vínculo entre professor e aluno também se fortaleceu. Essa foi uma impressão compartilhada por ambos os professores de matemática. Como conta Denys, algumas habilidades específicas foram observadas durante a realização da proposta. “Notei que, em um grupo de quatro alunos, eles se separaram em duplas de trabalho. Eles acompanhavam o roteiro e já executavam a programação a fim de testá-la. A dupla que não obtinha sucesso em suas tentativas pedia ajuda para a dupla que já tinha acertado aquela etapa. Esse trabalho em equipe foi muito valioso”, pontua.

Outra habilidade observada pelo professor Denys durante o laboratório em sala de aula foi a criatividade. “Houve momentos em que os grupos de alunos foram além do que o roteiro propunha. Então, eles incorporaram outros recursos ao projeto, como o som e as cores do plano cartesiano”, completa o professor. 

E Theodoro complementa: “observei muitos casos de cooperação entre eles. Nossas interferências, como professores, foram muito poucas. Os alunos se ajudaram durante o processo. Isso fez com que eles se aproximassem”. 

Como objetivo final, os alunos deveriam utilizar a linguagem de programação Scratch “de tal forma que as coordenadas inseridas no programa pudessem calcular, de forma automática, a distância entre dois ou mais pontos e a equação da reta que une uma coordenada à outra”, explica o professor Theodoro. 

Ao final, os alunos encaminharam o programa aos professores, via sistema, e os testes foram realizados. A forma de avaliação levou em conta o teste realizado pelos professores, que, por sua vez, deveriam eleger alguns pontos do plano cartesiano e avaliar se os alunos executaram a programação de forma correta, fornecendo o resultado esperado. 

Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!