Cheerleaders do Dante aprendem e aprimoram técnicas em camp no Colégio

Publicado em 2 de abril de 2024 às 16:43
Categorias: , ,

Com o intuito de oferecer uma vivência diferenciada para os praticantes de cheerleading, o Departamento de Esportes do Dante promoveu no dia 23 de março um training camp com profissionais da modalidade. Comandada por integrantes do Spirit of Titans, um dos maiores ginásios da modalidade no Brasil, a clínica contou com a participação de alunos que compõem as equipes de nível 2 e 3 do Colégio.

Na ocasião, o treinamento foi liderado por um dos fundadores do Spirit of Titans, Guilherme Mantovan, que contou com o apoio de outros quatro atletas do ginásio: Marcus Vinícius Dias, Pedro Torquato, Caio Ribeiro e Roberto Nakazato. As técnicas de cheerleading do Dante, Patrícia Castagna e Carla Arisa, também estiveram presentes durante a clínica, que foi dividida em duas sessões – manhã (nível 2) e tarde (nível 3).

Dante promove clínica de cheerleading

Realizadas no ginásio Túlio Nelson Canali, as atividades visaram aprimorar técnicas e fundamentos iniciais da modalidade, além de trabalhar a biomecânica básica dos movimentos e das acrobacias. Além disso, a ideia é preparar as equipes dantianas para apresentações durante os jogos disputados no Colégio e eventos internos e externos de cheerleading.

De acordo com Guilherme Mantovan, a modalidade estimula nas crianças o desenvolvimento de diversas habilidades técnicas, como força, resistência e controle corporal, e coletivas, como trabalho em equipe, cooperação e responsabilidade. No entanto, ele ressaltou que “o principal objetivo do camp é o fomento do esporte dentro das escolas”.

“Estamos começando a ver o cheer crescer nos colégios, principalmente naqueles com uma abordagem mais internacional. E clínicas como essa ajudam bastante no desenvolvimento de técnicas e no compartilhamento de conhecimento, para fazer com que o esporte cresça de maneira segura e concreta, então ficamos muito felizes com o convite que o Dante nos fez”, explicou o atleta de 31 anos.

Guilherme Mantovan (ao centro) liderou o treinamento de cheerleading no Dante

Na avaliação da professora Patrícia Castagna, a dinâmica adotada pela equipe do Spirit of Titans permitiu aos participantes um melhor aproveitamento: “A didática deles nos surpreendeu. Cada grupo de alunos era acompanhado por um profissional, então sempre havia alguém ao lado dando dica o tempo inteiro. Achamos tudo impecável – desde o planejamento até a forma como o treino foi ministrado. O objetivo, que era ensinar, foi atingido”.

A professora Carla Arisa, por sua vez, analisou positivamente a participação das equipes de cheerleading do Dante. “Os alunos aproveitaram muito. Eles conseguiram aprender rápido e muito bem algumas técnicas e movimentos mais difíceis que tentamos trabalhar nos treinos.”

Cheerleader do Dante desde 2023, a dantiana Manuela Marques celebrou a oportunidade e corroborou a fala da professora Carla. “Foi bem legal. Tive mais ajuda para aprender e consegui melhorar algumas técnicas que antes tinha mais dificuldade para fazer. Aprendemos muita coisa nova para melhorarmos antes das competições”, concluiu a aluna do 8º ano.

Departamento de Esportes do Dante organiza clínica de cheerleading
Integrantes do Departamento de Esportes auxiliaram nas atividades realizadas na clínica
, ,