Saída pedagógica promove socialização de alunos do 8° ano

Publicado em 3 de abril de 2024 às 15:30
Categorias: ,
Alunos participam de viagem pedagógica do 8º ano

Nos dias 1, 2 e 3 de março, os alunos do 8° ano tiveram uma experiência inesquecível com a natureza e com seus colegas. Em uma parceria com a NR Acampamentos, o Colégio levou os dantianos para um resort em Sapucaí-Mirim, no sul de Minas Gerais, em um passeio pedagógico cheio de conhecimentos e novas experiências.

Em meio à biodiversidade e com atividades supervisionadas por especialistas, a saída pedagógica teve como objetivo promover a socialização dos alunos nesse início de ano, como explica o professor de geografia do Ensino Fundamental 2, Vinicius Carvalhães: “Esses momentos fora da escola são importantes para que eles se conheçam, porque logo esses alunos estarão no Ensino Médio, entrarão nos itinerários (conjunto de disciplinas, projetos que os estudantes poderão escolher no ensino médio) e irão conhecer outras pessoas. Então é uma oportunidade para que eles se fortaleçam emocionalmente para essas mudanças”.

Atividades lúdicas promovem socialização em viagem pedagógica do 8º ano
Além das atividades monitoradas, os alunos também puderam desfrutar das atrações do acampamento

A viagem foi supervisionada pelos departamentos de Geografia e Matemática, que promoveram o contato dos alunos com cinco módulos distintos baseados na BNCC: vivencial, recreativo, cultural, esportivo e ambiental.

A professora de matemática do 8° ano, Bruna Queiroz, conta como cada um desses módulos aprimora a criatividade, trabalha o respeito pelo diferente, estimula competências artísticas e a busca de novos conhecimentos: “Durante a saída, nossos estudantes puderam compreender a necessidade de se organizarem em equipe para superar os desafios aos diferentes tipos de situações-problemas enfrentados. Além disso, empatia, responsabilidade com o outro, autonomia, respeito ao meio ambiente, habilidade de se comunicar em diferentes formas e a adaptabilidade ao novo também foram exploradas”.

Entre as atividades, duas chamaram a atenção do dantiano Tomás Meirelles: “Tivemos a atividade “O Informante”, que tinha uma construção de Lego. Uma pessoa ia até ela e depois a descrevia, por meio de mímica, para participantes que não a viam. Conforme nós fazíamos problemas de matemática, ela poderia começar a apontar ou falar. Isso foi divertido porque estimula a parte da matemática”.

Além do “O Informante”, os alunos também tiveram a dinâmica “Na Cidade”, na qual percorreram e conheceram mais sobre Sapucaí-Mirim: “Fomos com os nossos grupos e conseguimos conversar com os moradores, foi legal ver a diferença como diferenças de preços dos produtos e costumes dos moradores de uma cidade grande que é São Paulo, e uma cidade pequena, que é Sapucaí-Mirim”, completou Tomás.

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!