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Ao longo do mês de maio, escolas do mundo inteiro realizam atividades especiais em celebração ao Scratch, ferramenta cujo objetivo é ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes, permitindo a criação de jogos, animações e histórias interativas. A Scratch Week, da qual o Dante participa há mais de dez anos, contará com uma série de oficinas destinadas a alunos do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental, entre os dias 6 e 24 de maio.
Nas aulas de STEAM-S e nos cursos extracurriculares de robótica, o Scratch é utilizado como uma das linguagens de programação que auxiliam no desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional, como explica a coordenadora de tecnologia educacional do Dante, professora Verônica Cannatá.
“Trata-se de uma linguagem visual em blocos em que o aluno se concentra na lógica de programação, sem se preocupar com o código. [Seu aprendizado] É importante pois promove o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas, perseverança (debugging) e colaboração com a remixagem de projetos.”
Em 2024, a programação da Scratch Week no Dante inclui projetos digitais que trabalharão temas da atualidade, como inteligência artificial e inclusão.
Confira abaixo:
Temática 1: “Scratch Week: programando nossos jogos!”
- Robótica: 2º ano (Integral);
- Robótica: 3º ano (Integral);
- Robótica: 4º ano (Integral);
- Robótica: 5º ano (Integral); e
- STEAM-S: 5º ano (Regular).
Temática 2: “Scratch Week com IA: programando para o bem da humanidade”
- Robótica: 4º ano (extracurricular);
- Robótica: 5º ano (extracurricular);
- Robótica: 6º ano (extracurricular); e
- Robótica: 7º ano (extracurricular).
Temática 3: “Scratch Week e Daltonismo: programação pela distinção das cores”
- STEAM-S: 6º ano (Regular).