Curadoria de livros na Biblioteca celebra a cultura ítalo-brasileira e inspira atividade de alunos

Publicado em 2 de abril de 2024 às 14:57

O ano de 2024 marca os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Na Biblioteca do Dante,   uma curadoria especial  de livros que remetem à efeméride está exposta desde o dia 7 de março. Maysa Barbosa de Aguiar, bibliotecária responsável pelo acervo e pela iniciativa, explicou  a escolha das obras: “Na Biblioteca Central colocamos tudo o que está relacionado à cultura italiana. Foram expostos também materiais em língua italiana por conta do Liceo, com autores como Umberto Eco e Italo Calvino. Já na sala Hora do Conto e na Biblioteca Infantil, destacamos obras de autores italianos e ítalo-brasileiros”.

Livros na biblioteca do Dante sobre 150 anos da imigração italiana
Alguns dos destaques da curadoria são os livros que contam a história de Dante Alighieri, patrono do Colégio

Maysa também disse que os livros expostos vêm chamando a atenção dos alunos não só durante as aulas, mas também quando visitam os espaços da biblioteca em outros períodos. “Na troca com os alunos que têm feito a pesquisa no acervo, achei interessante que eles estão extrapolando o que está em destaque. Tem sido uma reação muito positiva.”.

A iniciativa da Biblioteca inspirou atividades desenvolvidas pelo 9º ano, cujos alunos estão produzindo vídeos com temas da cultura italiana. “É um projeto de língua portuguesa e STEAM-S. Os alunos precisam escolher dentro da imigração italiana um tema que pode ser culinária, influência no linguajar paulistano, monumentos, literatura, autores italianos no Brasil”, explica a professora Silvia Campanholo.

Curadoria de livros sobre 150 anos da imigração italiana
Os alunos do 9º também foram desafiados a gravar um making off de todo o processo de gravação do vídeo

Guiado pelas marcas de grife, o grupo das alunas Julia Andrade e Gabriela Ambrozini, do 9ºC, optou por tratar da moda italiana, que se destaca pelo mundo todo. As alunas contaram como desejam realizar a atividade: “De primeira, nós escolhemos a cultura italiana por conta da influência muito grande, mas depois mudamos e fizemos uma coisa mais diferente, que no caso seria a moda”. Empolgadas, as jovens compartilham o desejo de realizar a atividade: “A gente pensou em ir para o shopping e gravar lojas de grife italiana . Estamos animadas para ir e gravar os vídeos”.