Dante exalta alunas premiadas na Genius Olympiad

Publicado em 11 de agosto de 2014 às 17:51

Em uma iniciativa do programa Cientista Aprendiz, o Colégio Dante Alighieri entregou, em 7 de agosto, certificados de honra ao mérito às estudantes Laura Rudella Tonidandel (ex-aluna), Giulia Maria Ramella e Ana Carolina Paixão de Queiroz (alunas, respectivamente, da 2ª série I e da 2ª série F do Ensino Médio). O motivo para a celebração foi o fato de terem sido elas premiadas na Genius Olympiad 2014, conceituada feira de pré-iniciação científica realizada na State University of New York (Suny), em Oswego, Nova York, nos Estados Unidos, de 16 a 20 de junho.

Formada no Colégio em 2013, Laura conquistou uma medalha de ouro na categoria Science (subcategoria Biodiversity) com o trabalho desenvolvido em seus tempos de Dante: “Modificação da capacidade tronco das células mesenquimais humanas: a relação entre a positividade da Beta-Catenina com a proliferação e especialização celular”. Na mesma subcategoria, Giulia Maria Ramella obteve a medalha de prata com o projeto “Busca por novos alvos terapêuticos no combate ao câncer: modulação do FASL por Prostaglandina E2 em linfócitos- FASE”. Por fim, Ana Carolina Paixão de Queiroz recebeu uma menção honrosa com o projeto “TPM: Tempo Para Mudanças II”, na subcategoria Human Ecology.

A professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do Cientista Aprendiz, comandou o evento, falando para a plateia formada por alunos que participam desse programa de pré-iniciação científica. “O reconhecimento internacional é a valorização do trabalho que todos vocês estão fazendo. O evento de hoje, além de celebrar as alunas premiadas, também serve para mostrar um caminho que vocês podem seguir”, afirmou.

Bolsas de estudos

Em seguida, a professora realizou uma apresentação do histórico do Dante na Genius Olympiad. Depois da primeira participação em 2012 – com a conquista de uma medalha de bronze –, o Colégio tornou-se um afiliado da feira (o que lhe dá direito a vagas no evento sem ter que passar por uma pré-seleção). Nessa condição, já em 2013, angariou uma medalha de ouro e uma menção honrosa.

Neste ano, além das medalhas e da menção, as alunas conquistaram benefícios financeiros para fazerem cursos universitários na State University. Pela menção honrosa, Ana Carolina receberá uma bolsa anual de US$ 4 mil caso vá estudar na SUNY. Já a medalha de prata rendeu a Giulia uma bolsa anual de US$ 8.700. Laura Tonidandel, que já havia recebido uma bolsa de US$ 48 mil da New American University (NAU), programa da Universidade Estadual do Arizona, por seu desempenho na Intel Isef 2013, ganhou agora outro incentivo de US$ 12.800 anuais da State University.

E para motivar ainda mais os alunos do Cientista Aprendiz que ouviam a palestra, a professora Sandra destacou o fato de o Colégio incluir, no histórico escolar dos estudantes, atividades extracurriculares realizadas até o Ensino Médio. “Isso conta muito na hora de tentar uma vaga em universidades estrangeiras, principalmente nas dos Estados Unidos”, explicou, agradecendo também aos professores do Cientista Aprendiz – em especial, a Carolina Lavini, orientadora dos trabalhos de Laura e Giulia, e Rita Saraiva, orientadora do projeto de Ana Carolina. “Parabéns a todos os professores do Cientista Aprendiz. Isso [trabalhos de orientação de pesquisas] está se ampliando. O Dante tem privilegiado esses programas de pré-iniciação científica.”

Coube ao diretor financeiro João Ranieri e à diretora-geral pedagógica, profa. Silvana Leporace, realizar a entrega dos certificados de honra ao mérito às estudantes premiadas na Genius 2014. “Estou aqui hoje para agradecer: às professoras, às coordenadoras, à Diretoria Executiva, e muito, mas muito mesmo, a vocês, alunos, e às suas famílias. Queremos vocês cada vez mais engajados. Queremos oferecer a vocês a possibilidade de irem muito além do ensino regular, saindo da Escola prontos para o mercado de trabalho, para as universidades e para construir um mundo melhor”, afirmou a professora Silvana.

Giulia e Ana Carolina ainda deram seus depoimentos a respeito da participação na Genius Olympiad.

“A Genius foi muito mais do que eu imaginava. Feiras de ciência são muito legais para fazer novos amigos; amigos que você leva para a vida inteira. Quanto ao trabalho, ele demorou muito para ser desenvolvido. Era um sonho muito distante, mas consegui alcançar. Por isso eu digo: não desistam”, afirmou Giulia. “É importante destacar o apoio que o Dante dá aos alunos. Porque tenho muitos amigos de outras escolas que conseguem vagas em feiras, mas não têm o apoio necessário para participar”, completou.

Ana Carolina também falou das trocas culturais proporcionadas por uma feira de ciências internacional. “A Genius promove um intercâmbio cultural. Lá, há uma feira cultural em que as pessoas apresentam elementos de seus países. À noite, podíamos descer para uma área de convivência, onde havia pessoas de várias nacionalidades. Além disso, há uma variedade de produção (arte, música, desenho). É legal esse contato com outros campos do conhecimento. Sobre a pesquisa, o importante é ter amor pelo projeto e dedicação”, disse.