Intel Isef rende bolsa integral de estudos a dantiana

Publicado em 4 de junho de 2013 às 17:57

Quatro alunos do Colégio Dante Alighieri participaram da delegação brasileira da última edição da Intel Isef (International Science and Engineering Fair), realizada entre 12 e 17 de maio, com três projetos. Além da possibilidade de competirem na maior feira pré-acadêmica de ciências e tecnologia do mundo, que recebeu 1,6 mil participantes de 70 países em 2013, outra conquista agregou valor à participação deles: uma dantiana ganhou uma bolsa de estudos integral no ensino superior.

A aluna da 3ª série do Ensino Médio Laura Rudella Tonidandel conquistou, com o trabalho “Modificação da capacidade tronco das células mesenquimais humanas: a relação entre a positividade da beta-catenia com a proliferação e especialização celular”, uma bolsa de US$ 48 mil (R$ 98,5 mil) oferecida pela New American University (NAU), programa da Universidade Estadual do Arizona. Além desse prêmio, a ser utilizado no decorrer dos quatro anos do curso universitário que ela escolher, a NAU concedeu a Laura uma bolsa de pesquisa de U$ 2,5 mil (R$ 5,1 mil) para que ela prossiga com sua investigação científica.

O projeto de Laura faz parte do Cientista Aprendiz (iniciativa do Colégio de introdução à pesquisa em ciência) e foi desenvolvido no programa de pré-iniciação científica do Instituto de Investigação em Imunologia – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (iii-INCT) e do Laboratório de Imunologia, do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo. Com ele, a aluna já ganhou diversos prêmios nacionais, entre os quais o 2º lugar na Febrace de 2011 (Medicina e Saúde), o 3º lugar na Mostratec 2011 (Medicina e Saúde), o 1º lugar na Mostratec 2012 (Biologia Celular e Molecular) e o 1º lugar na Febrace de 2013 (Ciências da Saúde).

Além de Laura, participaram da Intel Isef os dantianos Renata Colla Thosi e Walter Von Söhsten X. Lins, com o projeto “Emulsão à base do extrato da planta Bauhinia forficata: avaliação da eficácia na cicatrização de lesões cutâneas de animais diabéticos”, e Bianca Spina Papaleo, com o estudo “Construindo pontes: ampliando o olhar dos professores em relação aos transtornos mentais entre estudantes, para o desenvolvimento de melhor convívio escolar”.

“A Intel Isef não é só a maior feira deste tipo, como também recebe muitos projetos de ponta construídos com o intento de mudar o mundo. Participar da delegação brasileira com três estudos e ainda voltar com um prêmio é uma honra e representa bem o valor que o Dante dá ao nosso trabalho”, explicou a coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e de Biologia, professora Sandra Tonidandel. “Além disso, a experiência de internacionalização por que os alunos passam também é única, e isso muda completamente a vida deles.”

Fotos: Febrace e Mostratec