Dante conquista ouro e prata em feira nos EUA

Publicado em 24 de junho de 2014 às 18:22

Três representantes do Colégio Dante Alighieri conquistaram importantes prêmios na Genius Olympiad, conceituada feira de pré-iniciação científica realizada na State University of New York, em Oswego, Nova York, nos Estados Unidos, de 16 a 20 de junho. Na categoria “Science”, Laura Rudella Tonidandel obteve a medalha de ouro, enquanto Giulia Maria Ramella angariou a prata e Ana Carolina Paixão de Queiroz recebeu uma menção honrosa. A professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa Cientista Aprendiz, acompanhou as estudantes.

Formada no Colégio em 2013, Laura Tonidandel apresentou, na subcategoria Biodiversity da Genius, o trabalho desenvolvido no programa Cientista Aprendiz em seus tempos de Dante: “Modificação da capacidade tronco das células mesenquimais humanas: a relação entre a positividade da Beta-Catenina com a proliferação e especialização celular”. Antes do ouro na feira de Oswego, o trabalho já havia recebido diversos outros prêmios.

Também na subcategoria Biodiversity, Giulia Maria Ramella, da 2ª série I do Ensino Médio, conquistou a medalha de prata com o trabalho “Busca por novos alvos terapêuticos no combate ao câncer: modulação do FASL por Prostaglandina E2 em linfócitos- FASE”. A pesquisa recebeu anteriormente os prêmios de quarto e terceiro lugar, respectivamente, na MOP 2013 (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia) e na Febrace 2014 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

“Meu trabalho descreve um novo mecanismo de escape tumoral. Ou seja, descreve algumas moléculas que contribuem para o desenvolvimento do tumor no organismo, diminuindo a resposta imune”, explicou Giulia, comemorando os resultados do projeto. “Foi muito legal poder viajar e conhecer novas culturas. Ser premiada dá sempre uma sensação de missão cumprida. Agora, pretendo continuar com a pesquisa”, afirmou a estudante, que planeja prestar vestibular para Medicina.

Por fim, Ana Carolina Paixão de Queiroz, da 2ª série F do Ensino Médio, obteve uma menção honrosa com o projeto TPM: Tempo Para Mudanças II, na subcategoria Human Ecology. “O projeto procura ajudar meninas a alcançarem um autoconhecimento a fim de gostarem mais do próprio corpo. Além disso, as incentiva na avaliação da questão dos hormônios”, contou sobre a pesquisa, já premiada na Mostratec e na Febrace.

Além disso, Ana Carolina já participara da equipe do GEETec (Grupo de Estudos Experimentais em Tecnologia) do Dante que, recentemente, conquistou a medalha de ouro na categoria “apresentação da pesquisa” na First Lego League – torneio de robótica disputado no Canadá em junho.

“Aconteceu de os dois trabalhos receberem prêmios (da FLL e da Genius) na mesma época. É muito gratificante”, disse.

Cabe destacar que, como Escola afiliada à Genius Olympiad, o Dante possuía duas vagas garantidas na feira de 2014 (preenchidas pelos trabalhos de Giulia e Ana Carolina). Assim, Laura teve que submeter sua pesquisa a uma avaliação dos organizadores para poder participar da feira.

A professora Sandra Tonidandel destacou a importância das conquistas obtidas pelo Colégio na Genius Olympiad. “Havia alunos de mais de 50 países participando, mais de 700 projetos. Agradecemos muito às Diretorias Executiva e Pedagógica pelo apoio e incentivo. Vamos em frente, consolidando a posição do Dante de liderança brasileira na área de pré-iniciação científica”, afirmou, aproveitando para parabenizar todos os professores do programa Cientista Aprendiz.