Cânone é tema de atividade musical e inspira alunos do 6º ano

Publicado em 2 de maio de 2024 às 9:41

No final do mês de março, durante as aulas de música, os alunos do 6º ano aprenderam a forma musical do cânone e praticaram essa técnica, utilizada por músicos profissionais.

Segundo o professor responsável pela atividade, Francisco Tineu, cânone é a forma musical em que uma única melodia é dividida e sobreposta em diferentes e determinadas partes para formar um belo efeito sonoro polifônico.

“O cânone serviu como uma maneira didática de se ensinar polifonia e de misturar as melodias. Nós conceituamos com eles o que é essa técnica, que é uma sobreposição de vozes”, explica o professor.

Além de entender a definição da forma musical, os dantianos foram desafiados a tocar e desenvolver um cânone juntos. “Nós fizemos um em inglês, chamado Fruit Cannon, que eles cantaram”, conta o docente. “Eu compus um cânone instrumental, e eles puderam experimentar também e tocar”, finaliza.

Francisco conclui dizendo que as habilidades socioemocionais também foram trabalhadas com êxito, por meio da atuação conjunta dos dantianos. “Eu organizei os alunos em grupos de modo que eles trabalhassem com colegas com quem não costumam realizar atividades. Os grupos se alinharam e se engajaram durante o processo.”

Alunos participam de atividade de cânone e tocam Fruit Canon durante aulas de música
Fruit Canon foi a música escolhida pelos alunos para ser praticada durante as aulas