Alunos são premiados em feira de ciências nos EUA

Publicado em 30 de junho de 2012 às 13:28

Os alunos Renata Colla Thosi e Walter Von Söhsten X. Lins, ambos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, conquistaram a medalha de bronze na categoria “Genius Science”, da Genius Olympiad 2012, feira de ciências organizada pela Oswego State University of New York, nos Estados Unidos.

Acompanhados da professora Sandra Tonidandel, coordenadora do programa Cientista Aprendiz, Renata e Walter participaram do evento entre 24 e 29 de junho na cidade de Oswego. Lá, os alunos apresentaram o projeto “Pomada à base do extrato da planta Bauhinia forficata: avaliação da estabilidade e eficácia na cicatrização de lesões cutâneas de animais diabéticos”.

O trabalho aborda a criação de uma pomada a partir da planta Bauhinia fortificata (conhecida popularmente como pata de vaca) que ajudaria na cicatrização de feridas em diabéticos.

Com o projeto, os estudantes já haviam conquistado quatro prêmios na Febrace 2012 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia): primeiro lugar em Destaque Inovação, segundo lugar em Ciências da Saúde e terceiro lugar em Rigor Científico, além da vaga de finalista para a Genius Olympiad 2012.

Na feira de ciências norte-americana, o trabalho de Renata e Walter foi avaliado por seis professores da universidade organizadora do evento, que premiaram os alunos do Dante com o terceiro lugar na categoria Ciências.

“É com grande satisfação, alegria e muito orgulho que recebemos mais esse reconhecimento”, comemorou a professora Sandra Tonidandel, que, durante a Genius Olympiad, participou de palestras para professores orientadores enquanto os alunos eram avaliados.

Além do trabalho de Walter e Renata, mais três projetos representaram o Brasil na Genius Olympiad 2012. “Gestão de resíduos sólidos: proposição de projeto de lei sobre o e-lixo na cidade de Rio Claro – SP” (credenciado pela Febrace), da estudante Maira Rubini Ruiz, do Colégio Koelle, de Rio Claro-SP, recebeu a medalha de prata na categoria de Ciências.

Já “Aproveitamento sustentável das flores nativas de Buriti (Mauritia flexuosa): uma alternativa ao desenvolvimento das comunidades rurais do Oeste Maranhense” (projeto submetido diretamente), dos estudantes Carlos Pereira Martins e Emily Ferreira Soares, da CEEFM Edison Lobão, de Imperatriz-MA, e “Fabricação de papel a partir de fibras naturais: reciclando e reaproveitando na escola II” (credenciado pela MOCINN [Movimento Científico Norte e Nordeste]), das estudantes Antonia Amanda Araújo e Socorro Magarete Oliveira, da EEM Theolina de Muryllo Zacas, de Bela Cruz-CE, receberam a Menção Honrosa na categoria de Ciências.

Genius Olympiad é uma competição internacional que envolve trabalhos relacionados a questões ambientais. Em sua segunda edição, o evento recebeu pesquisas nas seguintes áreas: Ciências, Artes, Escrita Criativa, Engenharia, Design e Esportes.