Dantianos conquistam medalha de ouro nos EUA

Publicado em 21 de junho de 2013 às 15:45

Os alunos Richard Roberts, Larissa Pereira Marques e Ângela Perrone Barbosa, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, foram premiados na Genius Olympiad, feira de pré-iniciação científica realizada na State University of New York, nos Estados Unidos, entre 17 e 20 de junho. Em parceria, Richard e Larissa conquistaram a medalha de ouro na categoria em que concorreram. Já Ângela recebeu uma menção honrosa. O evento contou com 350 trabalhos e 550 participantes de 60 países.

Com o projeto “Detecção rápida de genes de resistência de bactérias gram positivas: elaboração de kit para detecção dos genes mecA, vanA e vanB a partir de um pcr multiplex em tempo real”, Richard e Larissa conseguiram o prêmio máximo na categoria Ecologia Humana.

“Foi algo único, porque além de poder contribuir com a ciência, de expor nosso trabalho para pessoas de outros países, pudemos nos divertir”, afirmou Larissa. Richard também destacou a integração com pesquisadores de outras nacionalidades. “Foi uma experiência ótima de troca cultural com pessoas de muitos países. E também foi a primeira vez que ganhamos uma medalha em uma feira internacional. Ficamos felizes por todo o trabalho que vem sendo realizado”, disse.

Ângela Perrone Barbosa, por sua vez, recebeu uma menção honrosa pelo projeto “Estresse canino: em busca de uma solução” em Ciências, na subcategoria Biodiversidade. “Participar de uma feira internacional é fantástico. Os avaliadores te apoiam em tudo, procuram dar dicas para melhorar seu trabalho. E também é muito rico conhecer pessoas de culturas diferentes e ter uma integração”, explicou a estudante.

Integração

Como citado pelos dantianos, a questão da integração com estudantes de outras nacionalidades foi algo marcante para eles. Na feira de ciências, essa troca cultural foi incentivada por atividades como a apresentação, por parte dos alunos, de aspectos de seus países.

“Acho legal reunir pessoas do mundo todo, dando incentivo para a ciência, para os jovens e para a comunidade mundial”, afirmou Richard, que ainda não sabe qual curso universitário fará (a medicina é uma possibilidade). Já Larissa pretende estudar medicina (“Inclusive, tem muito a ver com nossa pesquisa”, destaca a aluna). Angela também quer cursar algo relacionado ao seu trabalho: veterinária.

Na feira realizada em Oswego, Nova York, os alunos do Dante foram acompanhados pela professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa Cientista Aprendiz.

“Nossos alunos participam das feiras de uma forma alegre e são responsáveis e comprometidos. Os dois trabalhos apresentados pelo Dante na Genius são relevantes porque resolvem problemas significativos relacionados à qualidade de vida e à sustentabilidade. Assim, os alunos deixam sua marca para um mundo melhor e levam nossa criatividade e o nome do Dante para o mundo todo”, ressaltou a professora Sandra.