Premiado em feira internacional, dantiano apresenta projeto em Brasília

Publicado em 24 de outubro de 2023 às 9:08
Categorias: , ,

O aluno Lucas Hadlich Sampaio, da 3ª série do Ensino Médio, participou da 4ª Semana Nacional do Técnico Industrial, realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, em Brasília. Organizado pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), o evento teve como destaque a apresentação de projetos de pré-iniciação científica elaborados por estudantes do Ensino Médio e do Ensino Técnico de todo o Brasil.

Premiado na International Science and Engineering Fair (ISEF), o dantiano foi o último a expor seu trabalho, que consiste em uma rede de monitoramento de deslizamentos em grandes centros urbanos. Desenvolvido no Cientista Aprendiz, o dispositivo visa alertar a população e as autoridades para evitar a perda de vidas decorrente de desastres naturais.

O aluno Lucas Hadlich Sampaio, da 3ª série, apresenta projeto em Brasília

“Foi muito legal poder, novamente, falar sobre o meu trabalho e comentar os incrementos que estamos aplicando nele. O feedback foi positivo: muitas pessoas com quem conversei lá comentaram que o projeto era muito interessante e importante para a sociedade”, disse Lucas, que neste ano já havia apresentado seu protótipo para a Defesa Civil da Cidade de São Paulo e para a prefeitura de Mauá (SP).

Segundo Lucas, desde sua participação na ISEF, em maio, algumas melhorias foram implementadas no dispositivo. Orientado pelo professor Wayner Klen, o dantiano trabalhou com ferramentas munidas de inteligência artificial para elaborar um sistema de predição da umidade do solo, de modo que o equipamento possa avisar com mais antecedência sobre o risco de deslizamentos. Além disso, o estudante está desenvolvendo um aplicativo de celular para disponibilizar os dados coletados pelo protótipo.

O dantiano Lucas Hadlich Sampaio apresenta projeto em evento do CFT

Prestes a se formar no Ensino Médio, Lucas ressalta a importância do Cientista Aprendiz em sua formação acadêmica. “Desde 2019, eu melhorei minhas apresentações e aprendi a resumir conteúdos, o que é superimportante para quem atua com projetos científicos. Além disso, o Cientista me ajudou a ganhar autonomia, já que agora consigo me virar sozinho e defender minhas ideias. E também despertou meu amor pela ciência”, concluiu o aluno, que prestará o vestibular de medicina no final do ano.

, ,