Projeto que alerta contra deslizamentos é apresentado para prefeito de Mauá

Publicado em 18 de abril de 2023 às 17:56
Aluno Lucas Hadlich apresenta seu projeto que alerta para deslizamentos

Após se reunir com a Defesa Civil da Cidade de São Paulo, o aluno Lucas Hadlich Sampaio apresentou seu projeto desenvolvido no Cientista Aprendiz à prefeitura do município de Mauá (SP). O trabalho do dantiano consiste na criação de um equipamento que, com o auxílio de sensores, emite alertas à população e a autoridades para a iminência de deslizamentos, ajudando a evitar casos como o ocorrido em São Sebastião, em fevereiro.

O evento foi realizado no dia 22 de março, no Teatro Municipal de Mauá, em celebração ao Dia Mundial da Água. Na ocasião, Lucas foi o primeiro a se apresentar após as falas do prefeito Marcelo Oliveira e do secretário de meio ambiente Hélcio Antonio da Silva, que tomaram conhecimento do projeto por meio de uma reportagem do portal UOL.

“Eu estava bem ansioso, mas no final deu tudo certo: apresentei, e as autoridades gostaram bastante. O secretário do meio ambiente falou que Mauá tem muitas moradias irregulares e que seria interessante implementar o projeto, porque na cidade há muitas pessoas que moram em áreas de risco”, relata o aluno.

Projeto que alerta para deslizamentos: aluno Lucas Hadlich faz palestra em Mauá

Orientado pelo professor Wayner Klen, Lucas realiza no momento os últimos ajustes do protótipo. Assim, a ideia é conduzir testes em campo para saber como o equipamento responde às condições do ambiente. “O feedback das autoridades foi maravilhoso. A própria prefeitura de Mauá enalteceu o fato de o Lucas estar propondo uma solução para um problema tão grande no Brasil. O prefeito se disponibilizou a ceder áreas da cidade para fazermos testes no protótipo”, conta o docente.

Desenvolvido para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, o projeto foi premiado na última edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em outubro de 2022. A conquista credenciou Lucas a participar da Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), uma das maiores feiras de ciência pré-universitária do mundo, marcada para ocorrer entre os dias 13 e 19 de maio, em Dallas, nos Estados Unidos.

“No momento, estou treinando minha apresentação. Vou conversar com os professores do Cientista Aprendiz para ouvir conselhos e pegar dicas de como apresentar, porque alguns deles já participaram da ISEF e conhecem o método de avaliação”, conclui Lucas.