Dantiano apresenta projeto premiado para Defesa Civil de São Paulo

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 às 11:24
Categorias: , ,
Aluno Lucas Hadlich Sampaio ao lado de membros do CRT-SP e da Defesa Civil de São Paulo
Foto: CRT-SP/Divulgação

A convite do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), o aluno Lucas Hadlich Sampaio, da 3ª série do Ensino Médio, ministrou, no dia 13 de fevereiro, uma palestra para membros da Defesa Civil da Cidade de São Paulo na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

O objetivo do encontro foi a apresentação do projeto “Desenvolvimento de uma estação de monitoramento de baixo custo para prevenção de deslizamentos em áreas urbanas sujeitas a riscos geológicos”. O trabalho, elaborado no Cientista Aprendiz, prevê a criação de um dispositivo capaz de alertar a população e a Defesa Civil para a iminência de desastres naturais na capital paulista.

Protótipo coleta dados e permite o envio de alertas para a população na iminência de deslizamentos

O protótipo foi premiado na última edição da Mostratec, em outubro de 2022, na cidade de Novo Hamburgo (RS), onde despertou o interesse da comitiva do CRT-SP.  Na secretaria, Lucas apresentou seu estudo ao coordenador da Defesa Civil, Joel Malta de Sá, e a integrantes de seu corpo técnico, além de autoridades do conselho.

Contente pela oportunidade, o pesquisador disse que os apontamentos realizados o auxiliarão a incrementar seu trabalho. “As técnicas gostaram bastante e deram um embasamento muito forte para o projeto. A consulta com a Defesa Civil foi muito útil, porque eles ampliaram as perspectivas para conseguirmos instalar o dispositivo em algum local e começar a testá-lo.”

Foto: CRT-SP/Divulgação

Um projeto de utilidade pública

Em nota, o CRT-SP informou sobre a possibilidade de o projeto ser implementado em São Paulo, podendo “se tornar um serviço de utilidade pública na defesa da população”. “Fico muito feliz porque meu sonho é criar algo para ajudar as pessoas”, celebra Lucas. Seu orientador no Cientista Aprendiz, o professor Wayner de Souza Klen enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo estudante.

“É um projeto urgente: temos diversas áreas de risco em São Paulo, e elas precisam ser observadas com mais cautela. O trabalho foi capaz de trazer uma solução barata e praticamente imediata para esse problema. Isso demonstra não só a qualidade da pesquisa como também o fato de o projeto ter uma aplicação social de extrema relevância”, ressalta o docente.

Além de manter contato com a Defesa Civil para aprimorar ainda mais seu projeto, o jovem dantiano tem outro desafio para 2023: a Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), uma das maiores feiras de ciência pré-universitária do mundo, para a qual se classificou graças à premiação na Mostratec 2022. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 13 e 19 de maio, em Dallas, nos Estados Unidos.

Aluno Lucas Hadlich Sampaio conversa com membros da Defesa Civil de São Paulo sobre projeto do Cientista Aprendiz.
, ,