Dante participa de evento com autoridades do governo italiano

Publicado em 18 de abril de 2024 às 15:22
Representantes do Colégio se reúnem com autoridades do governo italiano
O presidente do Dante, dr. José Luiz Farina (à direita), e a coordenadora didática do Liceo Scientifico, professora Angela Angoretto (segunda da esquerda para a direita), se reuniram com autoridades do governo italiano (Foto: José Luiz Altieri Campos)

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, e a coordenadora didática do Liceo Scientifico, professora Angela Angoretto, foram apresentados à subsecretária do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI), Maria Tripodi, em evento realizado na residência do cônsul-geral italiano em São Paulo, Domenico Fornara.

Na reunião, além de ressaltar os laços históricos que o Colégio mantém com a Itália, os representantes dantianos discorreram sobre a proposta do Liceo Scientifico, que no ano passado obteve o reconhecimento do MAECI como uma das 46 escolas com paridade italiana no exterior.

Segundo a professora Angela Angoretto, Maria Tripodi agradeceu ao Dante, em nome do governo italiano, pelo ensino do currículo italiano e disse que acompanha o Liceo a distância. “Ela usou uma expressão do tipo: ‘Vocês são o nosso orgulho em São Paulo e no Brasil como escola italiana’.”

Dante participa de evento com autoridades do governo italiano
Foto: José Luiz Altieri Campos

O evento teve como objetivo reunir representantes das mais diferentes instituições de origem italiana com sede ou negócios em São Paulo. Na ocasião, a subsecretária também destacou as diversas iniciativas promovidas no Brasil em celebração aos 150 anos da imigração italiana.

“É muito importante mantermos contato direto com autoridades italianas. O MAECI oferece cursos e promove atividades especiais para as escolas italianas no exterior. No ano passado, por exemplo, os alunos do Liceo tiveram a oportunidade de conversar com o jornalista italiano Paolo di Paolo em uma aula sobre o escritor Italo Calvino, durante a Semana da Língua Italiana no Mundo. Então é fundamental que continuemos a estreitar laços com toda a comunidade italiana”, concluiu a professora Angela Angoretto.

Ao longo de 2023, os alunos do Liceo participaram de outras diversas atividades feitas em parceria com o Consulado Geral da Itália em São Paulo. No primeiro semestre, os estudantes acompanharam uma palestra da ciclista e ativista ambiental Paola Gianotti e assistiram ao filme “Io e Spotty”, dirigido por Cosimo Gomez, refletindo e discutindo questões adolescentes.

Já na segunda metade do ano, além dos trabalhos apresentados na Semana da Língua Italiana no Mundo,  os estudantes receberam a visita do então recém-empossado embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, a quem puderam informar sobre a história do Colégio e sobre o curso bicurricular.