Educação infantil

Confiança leva tempo. E, de tempo, entendemos bem.
São 111 anos de experiência cuidando da formação de crianças e adolescentes.
111 anos dedicados ao ensino e à aprendizagem.
Abaixo, saiba mais sobre a nossa Educação Infantil e agende uma visita!

Fazer com que a criança descubra o prazer de aprender: é esse um dos principais objetivos da nossa Educação Infantil. Para isso, é fundamental que o ambiente seja afetuoso e acolhedor, permitindo e estimulando uma diversidade de experiências e brincadeiras em que os pequenos sejam, já nessa etapa do ensino, protagonistas.

A Educação Infantil é composta por Maternal I, Maternal II e Jardim, recebendo alunos a partir dos 3 anos de idade. As turmas contam com duas professoras e uma estagiária de pedagogia, que conduzem o trabalho em mais de 15 ambientes de aprendizagem: salas de linguagem, arte e movimento, praça de alimentação e gastronomia, além de espaços comuns do Colégio que as crianças também frequentam — como a horta do teto verde e o local em que é feita a coleta seletiva, por exemplo, onde são realizadas atividades focadas na sustentabilidade.

Os pequenos exploram o máximo de vivências e sensações: a partir de propostas de atividades que partem das professoras, eles escolhem seus caminhos — com tinta, massinha, colagens, papéis de diversas cores e texturas, sucata, pedras, folhas e muitos outros materiais. Nesse processo envolvem-se habilidades importantes, como a tomada de decisões, a coordenação motora, a capacidade de convívio e o respeito e o cuidado não somente com os materiais mas também com o outro. E a formação de bons hábitos também é estimulada — há armários pessoais para cada aluno, promovendo a independência e a organização, e livros por toda parte, garantindo que as histórias e, posteriormente, a leitura sejam sempre suas companheiras.

Acreditamos que a base para um bom projeto de ensino na Educação Infantil é o equilíbrio entre a definição de uma rotina e de regras claras e o convite à ocupação do espaço contornado por elas com liberdade, criatividade e autonomia. A função das educadoras é guiar esse processo, dando o suporte necessário para que cada aluno faça suas próprias descobertas, valorizando mais a elaboração de perguntas do que a cristalização de respostas, além da construção de individualidades que possam coexistir harmoniosamente em seus grupos.

O desenvolvimento das competências socioemocionais permeia todo o trabalho, sendo abordado de maneira direta ou indireta. Sentimentos como raiva, medo e tristeza, por exemplo, são reconhecidos, acessados e compreendidos por meio de narrativas, formato que tem um alto potencial de identificação para as crianças. Conhecer as próprias emoções e aprender a entendê-las e a reagir com responsabilidade em relação a si mesmo e ao coletivo é uma das chaves centrais do processo de autoconhecimento. Mas, mesmo quando não se trata de uma situação que traga uma dificuldade específica, o olhar para a formação desse repertório emocional é constante.


Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
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