Semana da Criança estimula o aprendizado de forma lúdica além da sala de aula

Publicado em 10 de novembro de 2023 às 16:43
Categorias: , ,

A tradicional Semana da Criança no Colégio, voltada aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, foi marcante e divertida. Com brincadeiras e atividades lúdicas, as crianças puderam desenvolver habilidades mobilizadas para lidar com o inesperado, além de aspectos socioemocionais, sempre unindo a diversão com o aprendizado. Idealizado pela equipe pedagógica e com a colaboração dos pais, o evento foi uma gratificante surpresa para os alunos.

Semana da Criança estimula o aprendizado de forma lúdica além da sala de aula (4º ano).

A Semana da Criança propôs diversas atividades lúdicas para o aprendizado dos pequenos, uma diferente da outra, visando desenvolver habilidades distintas, como conta Camila Pereira, coordenadora do Maternal e da Educação Infantil. “Os alunos puderam se divertir com o teatro feito pelas professoras, o dia do cabelo maluco, culinária, atividades com água, show de talentos, festa do pijama, baile a fantasia, circuito esportivo, piquenique e muitas outras brincadeiras. Nós utilizamos diferentes espaços do nosso Colégio para que as vivências pudessem ser apresentadas além da sala de aula, de modo que esses momentos fossem enriquecedores para a aprendizagem.”

Semana da Criança estimula o aprendizado de forma lúdica além da sala de aula (1º ano).

O Departamento de Educação Física teve grande participação na Semana da Criança e organizou diversas atividades lúdicas e corporais, que visam à saúde física e emocional dos dantianos. “As atividades estão contempladas dentro do currículo de Educação Física do Colégio Dante Alighieri. Com os objetivos educacionais definidos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas, sociais e emocionais está presente nas brincadeiras, que ajudam a saúde física das crianças no combate ao sedentarismo”, explicou o coordenador de Educação Física, Adriano Jantalia.

Semana da Criança estimula o aprendizado de forma lúdica além da sala de aula (2º ano).

Dentre as brincadeiras, o 1º ano curtiu o Baile a Fantasia, que teve como objetivo promover diferentes formas de se locomover e de se movimentar acompanhando os diferentes ritmos musicais de forma individualizada. O 2º ano pôde aproveitar um passeio de bike pelo Colégio, enquanto os alunos do 3º ano se divertiram com brincadeiras tradicionais, como o pião, pega-varetas e mola maluca. Os dantianos do 4º ano vivenciaram algumas práticas aquáticas, como o surfe e stand-up paddle; e o 5º ano utilizou as bicicletas para brincar numa simulação de trânsito com os colegas.

, ,