Saída ao Pet Zoo estimula o cuidado com a natureza entre os alunos do Jardim

Publicado em 24 de outubro de 2023 às 13:00

No dia 13 de setembro, os alunos do Jardim visitaram o Pet Zoo, uma minifazenda localizada em Cotia que busca colocar as crianças em contato com os animais. Em aproximação ao meio ambiente, os dantianos fizeram um passeio que está diretamente relacionado com o tema do projeto interdisciplinar da série, intitulado “Sensações da Natureza”, que estimula o cuidado com os animais e com o nosso planeta.

Saída ao Pet Zoo proporcionou aos alunos o contato próximo aos animais.

Durante a visita, os alunos puderam ordenhar as vacas da fazenda, andar a cavalo e alimentar e acariciar os animais. “É muito bacana porque eles acabam tendo outros conhecimentos que nós não pensamos em sanar aqui no Colégio. O legal é que o que os alunos aprendem de teórico é vivenciado durante o passeio. Isso é muito importante para as crianças porque elas vão ampliando o repertório”, comentou a professora Ana Carolina Guimarães, sobre a relevância da saída pedagógica.

Voltando para a sala de aula, a turma deu segmento ao que já estava sendo estudado, porém complementando as dúvidas e as questões que foram levantadas durante o passeio. O Jardim relacionou a saída ao Pet Zoo com o projeto interdisciplinar, associando os novos conteúdos vistos com o que já havia sido trabalhado anteriormente, como explica a professora Ana Carolina. “No projeto, nós damos um foco maior à natureza e aos cuidados que precisamos ter com o meio ambiente. É um trabalho que fazemos em conjunto com a Laura Labaki (educadora ambiental do Dante) e com o Joaquim Félix (gestor ambiental do Colégio), porque nós também trabalhamos plantas, animais e a importância da reciclagem. Ir ao passeio é muito importante porque as crianças se envolvem muito, conseguem relacionar o que foi aprendido no Colégio e depois se desdobram nas atividades em sala de aula.”

Saída ao PetZoo proporcionou aos alunos o contato próximo aos animais.

Além do lado acadêmico, a saída pedagógica proporcionou aos pequenos uma interação fora do ambiente escolar durante todo o dia. Esse tipo de experiência é sensacional para as crianças, já que elas podem desenvolver aspectos socioemocionais, acompanhados de vivências que estimulam a preocupação com a saúde do meio ambiente.