Festival de Ginástica Rítmica mobiliza famílias e impulsiona modalidade em sua primeira edição

Publicado em 17 de outubro de 2023 às 15:23
Categorias: , ,

O Dante promoveu, no dia 7 de outubro, a primeira edição do Festival de Ginástica Rítmica, evento que contou com a participação de 61 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além da ginasta convidada Luiza Ribeiro. As apresentações foram acompanhadas por uma numerosa plateia formada por pais, amigos e familiares, que vibraram com a performance das atletas e lotaram as arquibancadas do ginásio Túlio Nelson Canali.

Com a presença de árbitras profissionais, o festival teve caráter competitivo apenas para as ginastas do 5º ao 9º ano, que receberam notas com base em suas exibições. Já as alunas do 1º ao 4º ano foram avaliadas por conceito: bom, ótimo e excelente.

Dante realiza primeira edição do Festival de Ginástica Rítmica
Atleta Luiza Ribeiro se apresenta no festival

A modalidade passou a compor a lista de cursos extracurriculares oferecidos em 2022 pelo Departamento de Esportes. Atualmente, os treinamentos são destinados a estudantes do 1º ao 5º ano, que realizam as atividades do CIDE (Cursos de Iniciação Desportiva), e do 6º ao 9º ano, abrangendo os níveis intermediário e avançado.

A técnica de ginástica rítmica do Dante, professora Carla Arisa, celebrou a concretização do evento inédito e elogiou o desempenho de suas pupilas. “O festival foi uma grande realização do Colégio. As alunas, das pequenas às mais velhas, surpreenderam bastante – todos gostaram muito das apresentações. O interesse delas, o feedback dos pais e da arbitragem e os elogios nos motivam ainda mais a desenvolver a modalidade.”

Festival de Ginástica Rítmica - Colégio Dante Alighieri

Com o sucesso do evento, o Dante planeja realizar novas edições do festival, além de participar de torneios com outras escolas a partir de 2024. “Nossas meninas, assim como a estrutura do Colégio, foram bem elogiadas pelas árbitras. Elas falaram que, mesmo com pouco tempo de modalidade, as atletas estão muito bem e que já estão prontas para competições externas”, relatou a professora Carla.

De acordo com a professora Caroline Zanin, que também atua como técnica das equipes de ginástica rítmica, o festival pode ajudar a impulsionar a adesão à modalidade no Colégio. “De repente, a amiguinha veio assistir ao festival, gostou e quer participar. É um esporte que está crescendo – não só pela quantidade mas também pela qualidade das meninas.”

Campeã na categoria avançado com uso do equipamento arco, a aluna Louise Castellanos, do 9º L, obteve a maior nota de todo o evento: 15. Participando dos treinos desde o ano passado, a dantiana comemorou sua performance e enalteceu o estímulo à prática da modalidade na escola. “A experiência foi incrível. Fiquei muito feliz com os meus resultados e com os das minhas amigas, que também foram ótimos. É muito especial poder compartilhar esse esporte com outras pessoas e mostrar que não são só algumas piruetas, uma fita e uma bola. Acho muito importante o Colégio incentivar e divulgar a modalidade”, disse Louise.

Dante promove Festival de Ginástica Rítmica
A aluna Louise Castellanos foi a campeã na categoria avançado (arco)
, ,