Em sua primeira edição, IncubaDante impulsiona estruturação de projetos de empreendedorismo social

Publicado em 3 de abril de 2024 às 17:44
Categorias:

No dia 25 de março, o auditório Guglielmo Raul Falzoni recebeu a abertura da IncubaDante, que visa criar um espaço para que os dantianos ganhadores da Mostra Dante GEN 2023 possam desenvolver as ideias apresentadas e transformá-las em um plano de negócio aplicável. Entre os mediadores estavam os professores de Tecnologia Educacional Rodrigo Assirati e Rodrigo Viana. 

“A incubadora é uma iniciativa que oferece aos alunos a oportunidade de prepararem seus projetos para além dos muros da escola, por meio de encontros temáticos com especialistas parceiros capazes de conduzir a jornada empreendedora dos alunos. Os temas dos encontros variam entre as áreas de negócio, jurídico, gestão, marketing e finanças”, explica Rodrigo Assirati. 

IncubaDante impulsiona estruturação de projetos de empreendedorismo social
IncubaDante promove uma série de encontro ao longo do ano; projetos de dantianos serão acompanhados por especialistas.

“A IncubaDante é um espaço crítico e criativo, que potencializa o desenvolvimento de competências voltadas ao mundo do trabalho. Se desejamos jovens empreendedores que agreguem valor ao mundo, precisamos de espaços de inspiração, prática e reflexão. Este é um prêmio para a vida, que ultrapassa os muros da escola”, comenta Verônica Cannatá, coordenadora de Tecnologia Educacional.  

Os encontros serão semanais e se estenderão até 4 de novembro de 2024, ocasião em que acontece o pitch final dos grupos. A primeira reunião da incubadora contou com a presença de convidados especiais. Estavam presentes três ex-alunos e uma aluna que está inserida no Dante GEN. 

A mesa foi composta por: Lucas Nunes Chin dos Santos, formando de 2023, que atualmente está no primeiro ano da faculdade no curso de design de games no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Luiz Augusto Correia da Silva, também ex-aluno, que atualmente está no segundo semestre do curso de administração de empresas na FGV; e Maria Luiza Vicentin, formada em 2022, que atualmente cursa administração na Universidade de São Paulo (USP); além de Mariana Junqueira Lira, atual aluna da turma de 2024 da 3ª série, que participou da Olimpíada do Futuro, em Foz do Iguaçu.

IncubaDante inaugura sua primeira edição em 2024

“A formação no Dante GEN abre os olhos dos alunos para outras possibilidades de trabalho, como para o empreendedorismo. Ao trabalhar na geração de empregos, por exemplo, o projeto traz também implicações sociais que estão colocadas nessa dinâmica de criar novos postos de trabalho”, afirma Assirati. Esse é o caso do ex-dantiano Luiz Augusto, que abriu a empresa Go Out, a primeira de inteligência artificial atrelada ao WhatsApp e ao ChatBot que oferece dicas culturais e indica locais e atividades de lazer em São Paulo com base na localização do usuário. 

A iniciativa ganhou o primeiro lugar do Programa da FGV para empreendedores, e como premiação os responsáveis pelo projeto tiveram a oportunidade de apresentar o Go Out a investidores. 

O projeto Dante GEN também possibilita que os ensinamentos do programa alcancem outras esferas, outros públicos e outros níveis de conhecimento para além dos muros do Colégio. Por meio de nossos ex-alunos, isso tem se tornado possível. Esse é o caso da ex-dantiana Maria Luiza, que atualmente faz parte do Programa de Educação Tutorial na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). A iniciativa faz parte das ações do Ministério da Educação e visa gerar impacto social por meio de algumas frentes. 

Entre esses caminhos possíveis, Maria lidera hoje o projeto “Aprender para empreender”, por meio do qual oferece consultorias, workshops e palestras a interessados e microempreendedores, para que estruturem um negócio, abordando desde os aspectos de marketing até o planejamento estratégico. A ex-dantiana também já foi tutora de outro projeto, semelhante ao que é realizado na Mostra GEN do Dante, com a diferença de que o público envolvido são alunos matriculados em ETECs (Escolas Estaduais Técnicas de SP).

Relembre os grupos de trabalho premiados na edição do Dante GEN do ano passado:

Banho fácil

Heloisa Rocca de Toledo Marques

Luigi Barbosa Nunes de Holanda

Olívia Guimarães Perroni

Pedro Morales Assef

Sebastian Weyersbach

Folclorindo o Brasil 

Felipe Marques Campora

Gabriela di Mattei Gallo

Isabela Agostinho Damasceno

Maria Clara Chohfi Giannella

Thomás Garoni Colonna

S.O.S Violência Doméstica

Manuela Paradela Pinheiro de Castro

Maria Clara Boueri Battaglia

Mariana Rolla Spacassassi

Miguel Peres Ribeiro

RedeCultura

Antonio Santos Paim Vieira

Camila Hanssen de Camargo Barbosa

Carolina Goldenberg Ayub

Gustavo Bini Figueiredo Araujo

ComenX A Nova “Vending Machine” 

Isabela Zago Vianna

Mariana Penello Vellozo

Murilo de Araujo Zepellini

Valentina Valverde Godoy

BUCHA AÍ!

Beatriz Macedo Coelho

Cecília Anderlini Alves da Cunha

Eloá Rodrigues Volpini

Mariana de Oliveira Renault Cunha

Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!