Dantianos do 8º ano gravam vídeo estilo Draw My Life sobre cidadania digital durante aulas de STEAM-S

Publicado em 26 de maio de 2022 às 18:26

No dia 16 de maio, os alunos do 8º ano finalizaram a atividade relativa ao componente curricular STEAM-S cuja proposta era a produção de um vídeo estilo Draw My Life. O Draw My Life consiste em um vídeo, com a edição acelerada, de uma filmagem em que uma mão desenha em um papel ou em um quadro enquanto o conteúdo é narrado, simplificando a compreensão da mensagem.

A produção foi feita individualmente em três aulas no FabLattes, e o objetivo do vídeo era apresentar duas dicas para o bom uso dos grupos de WhatsApp – assunto pertencente ao tema cidadania digital, já estudado em sala de aula. Afinal, a prática da cidadania digital está relacionada ao uso responsável da tecnologia no mundo virtual, sendo necessária para proteger dados, saber como se comportar on-line e filtrar os inúmeros conteúdos disponíveis no ambiente digital.

“A duração dos vídeos era de 20 a 40 segundos. Primeiramente, os alunos elaboraram o roteiro, depois, com o auxílio de um tripé, eles desenharam e filmaram o vídeo. A próxima etapa foi a gravação de voz explicando o conteúdo e, em seguida, a edição do vídeo para convertê-lo ao estilo Draw My Life por meio do programa gratuito Clipchamp”, relata Barbara Endo, professora de STEAM-S.

Propósitos educacionais

Ainda segundo a professora, os objetivos pedagógicos da tarefa eram a revisão dos conceitos de cidadania digital que vêm sendo trabalhados e o aprendizado de habilidades técnicas de gravação e edição de vídeo.

“A primeira dica para o bom uso dos grupos de WhatsApp que eu dei foi a de respeitar os interesses do grupo. Então se o tema do grupo for lição de casa, devemos apenas mandar mensagens relacionadas a esse tópico. Já a segunda dica é sobre ser consciente quanto ao conteúdo das mensagens: antes de mandá-las, temos que pensar se elas irão machucar ou prejudicar alguém. Além disso, temos que ser cuidadosos porque, de uma forma ou de outra, as mensagens ficarão registradas e futuramente poderão comprometer você”, relata a aluna Sofia Davoli Gomiero, do 8º I.

A atividade serviu de base para o projeto interdisciplinar da série, “Consumo Criativo: Desafios e Possibilidades”. No projeto os alunos deverão pensar em alternativas para a adaptação ou modificação de um produto objetivando torná-lo mais sustentável, para posteriormente produzir um videoclipe estilo Draw My Life explicando todas as etapas do processo.

Vale destacar que os alunos que frequentam o Ecce Due, curso bicurricular do Dante, gravaram vídeos com a escrita em português e a gravação em italiano.