Dantianos desfrutam de imersão cultural e acadêmica em viagens ao exterior

Publicado em 11 de outubro de 2023 às 11:59
Categorias: ,

Em julho deste ano, alunos do Ensino Médio do Dante participaram de programas de verão nos Estados Unidos e na Inglaterra. Com o apoio da U-Connection e a convalidação da direção pedagógica do Colégio, a ação visou proporcionar aos estudantes uma experiência de imersão cultural com grandes ganhos educacionais, de modo a contribuir para seus projetos de vida. 

A vivência possibilitou o aprimoramento de habilidades em línguas estrangeiras, além da ampliação dos horizontes acadêmicos e profissionais dos viajantes. Ao final dos programas, os alunos receberam um certificado que poderá favorecê-los em eventuais candidaturas para universidades do exterior. 

Prédio da Google, no Vale do Silício, um dos destinos previstos pelos Programas de Verão
Vencedores do Dante GEN de 2022 puderam conhecer a sede da Google, no Vale do Silício

Silicon Valley Bootcamp

Nos Estados Unidos, o foco foi ficar por dentro das novidades do mundo do empreendedorismo e da tecnologia. Para isso, nada melhor do que vivenciar um lugar que respira inovação: o Vale do Silício, na Califórnia. A viagem foi um prêmio aos grupos de 1ª e 2ª séries ganhadores da edição 2022 do Desafio Dante GEN de Empreendedorismo Social

Acompanhados pelo professor de STEAM-S Rodrigo Assirati, os alunos ficaram hospedados na cidade de Atherton, próxima a São Francisco. Ao longo de dez dias, os jovens dantianos visitaram museus e gigantes da tecnologia, como Google, Meta, Apple e Nvidia, realizaram cursos na sede da URM (Faculdade Roberto Miranda), instituição parceira do Colégio na realização da viagem, assistiram a palestras ministradas por especialistas da área de tecnologia e participaram de um projeto voltado ao empreendedorismo. 

A oportunidade gerou até uma mudança nos planos acadêmicos de Giovanna De Felice, da 2ª série C, que pensava em estudar veterinária na faculdade – isso até fazer um curso nos Estados Unidos sobre como falar bem em público. “Depois da viagem e de ter conhecido o mundo das empresas, das palestras e do empreendedorismo, eu passei a me interessar mais por comunicação e quero seguir por essa área agora. Foi uma experiência incrível que agregou muito em termos de conhecimento.”

Já Yuri Funayama Alexandre, da 3ª série C, destaca que o aprendizado obtido no Vale do Silício pode servir como inspiração para projetos futuros. Para ele, o contato com empresas e profissionais do setor tecnológico foi o ápice da viagem. “Ter um conhecimento sobre essa área ajuda muito, inclusive para o meu futuro. Se eu quiser abrir alguma empresa, já vou ter uma base importante.”

Programas de verão propiciam imersão cultural a alunos do Dante
Aluno Federico Accossato se hospedou no Wadham College, em Oxford

Dukes Education

Fruto de uma parceria com a Summer Boarding Courses, a viagem de duas semanas para a Inglaterra foi uma pequena amostra da vivência acadêmica nas universidades britânicas. Nesse período, os alunos puderam participar de cursos de curta duração oferecidos pelas próprias instituições. 

As oficinas trataram de diversas áreas de atuação, como medicina, direito, negócios, engenharia, relações internacionais, entre outras, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desfrutar de um importante intercâmbio cultural. 

Foi o caso de Federico Accossato, da 2ª série H, segundo quem “a melhor parte da viagem foi a interação com pessoas de diferentes culturas e países”. Além disso, o dantiano afirma que a estadia no Wadham College, na cidade de Oxford, onde participou do curso de política e economia, estimulou sua autonomia. “Fora o conteúdo acadêmico do curso, a experiência de ficar sozinho no seu quarto, de cuidar das suas coisas e fazer amigos de diversos lugares foi muito importante para minha formação como pessoa.”

Quem também aproveitou a viagem para expandir seus conhecimentos na área pela qual planeja seguir foi Isabela Munerato, do 2º Liceo. A dantiana, que almeja se graduar na Europa, relata que o curso realizado em Cambridge “aumentou ainda mais a vontade de estudar medicina”. “O curso foi muito bom, principalmente porque quem ensinava eram os próprios estudantes de medicina, então foi possível ter uma boa noção dessa área. Já até aprendi a suturar. Além disso, pude fazer amizade com pessoas de Hong Kong, Líbano, Itália, Portugal e Chile. Conheci muita gente, foi bem legal.”

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!