Categorias: Notícias
No dia 5 de novembro, o Dante realizou a 5ª edição do Desafio Dante GEN de Empreendedorismo Social, que integra o calendário dos grandes eventos pedagógicos do Colégio desde 2018. Divididos em 124 grupos, 513 alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio apresentaram seus projetos interdisciplinares para mais de 60 avaliadores provenientes de diversos setores de atuação.
Durante oito meses, os estudantes desenvolveram nas aulas de STEAM-S protótipos de produtos e serviços que buscassem resolver problemas reais da sociedade. Os trabalhos tinham como premissa a viabilidade de sua execução, sendo fruto da apropriação dos conhecimentos de diferentes componentes curriculares e das habilidades com eles desenvolvidas.
Empreendedorismo social
Os 68 projetos da 1ª série visaram solucionar problemas urbanos da cidade de São Paulo, ao passo que os 56 grupos da 2ª série apresentaram propostas de conservação e preservação do patrimônio material e imaterial do Brasil. Todas as soluções apresentadas tinham que mobilizar o uso de tecnologias por meio do empreendedorismo social. Entre os temas trabalhados estiveram a sustentabilidade energética, a segurança, a inclusão de pessoas com deficiência, a prevenção a desastres naturais, entre outros.
Na primeira fase do Desafio Dante GEN, cada um dos grupos apresentou suas propostas em sala de aula para uma banca de cinco avaliadores, cuja análise se somou à pontuação atribuída pelos professores do Dante ao longo do processo para compor a nota final. Assim, foram definidos os 15 projetos finalistas, que, na segunda etapa, foram apresentados novamente em pitchs de três minutos no ginásio do Colégio e avaliados, desta vez, apenas pelo júri externo.
Todos os grupos foram orientados pelos docentes das diferentes disciplinas da 1ª e 2ª série; pelos professores de STEAM-S Fabio Tola, Fernando Domenico, Mattheus Pina, Paola Sanches, Ramon Bertasi, Rodrigo Assirati e Rodrigo Viana; e pela coordenadora de Tecnologia Educacional, professora Verônica Cannatá, além da instrutora do FabDante, Tainah Barata. “As ideias dos alunos foram bastante inovadoras no sentido de trazer uma contribuição para a sociedade, olhando para questões atuais como segurança da mulher, poluição dos rios, queimada na Amazônia e problemas da cidade de São Paulo”, analisou o professor Rodrigo Assirati.
Aprovação externa
Os elogios aos projetos não se restringiram ao corpo docente dantiano. Entre mais de 60 avaliadores, estavam membros do Ministério Público de São Paulo, empresários, representantes de ONGs e educadores, sendo um deles o professor de economia Pedro Augusto Godeguez, que se disse “impressionado” com as ideias dos alunos do Dante. “Fiquei muito feliz de ver resultados tão maduros para pessoas que ainda estão em um processo de formação. Eu sou professor de ensino superior, e o trabalho apresentado aqui não perde em nada para os que eu avalio na faculdade.”
Já a socióloga Ana Laura Tessore exaltou, inclusive, as propostas dos grupos que não estiveram entre os premiados. “Achei os projetos muito criativos. Espero que os alunos que não ganharam prêmios persistam na ideia que tiveram, porque os projetos foram realmente muito bem pesquisados. Acredito que tenham muitas boas ideias a serem desenvolvidas no futuro. Os estudantes foram valentes ao apresentar seus projetos para pessoas desconhecidas e fizeram isso muito bem. É um aprendizado muito importante para eles.”
Premiações
Todos os 15 grupos finalistas foram premiados por empresas e instituições parceiras do Dante, recebendo bolsas de estudos para cursos de curta duração, mentorias e visitas monitoradas. Já os trabalhos mais bem avaliados de cada série ganharam o prêmio principal: uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, para que os alunos possam conhecer em 2023 as principais empresas de tecnologia e inovação do mundo.
“É um espaço de inovação mundial, onde temos as maiores empresas de tecnologia do mundo. Existe uma cultura de desenvolvimento de startups de base tecnológica lá, e faremos cursos com pessoas que trabalham nessas startups, para que os alunos possam potencializar o projeto que desenvolveram no Colégio”, projetou o professor Rodrigo Assirati.
Os prêmios foram entregues pelo presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, pelo diretor financeiro João Ranieri, e pelas professoras Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, Carolina Lavini, coordenadora de Ciências da Natureza, Miriam Guimarães, coordenadora da orientação educacional, Marcia Saltini, coordenadora de Geografia, Milena Carmona, coordenadora de Inglês, Paula Reis, coordenadora de Biologia, Natascha Paiva, coordenadora de Língua Portuguesa, e pelo professor Manoel Resende, coordenador de Física.
“Vocês mostraram aos avaliadores algo que os orgulhará para sempre. Vocês são a geração que mudará o mundo, trazendo ideias que vão além de um bem-estar para si, mas um bem-estar para outras pessoas, para o ambiente e para o país em que vivemos”, discursou a professora Sandra Tonidandel.
Abaixo, confira a relação de projetos premiados:
1º LUGAR
1ª SÉRIE
EU DISSE NÃO (Giovanna De Felice, Giovanna Galiano Amato, Sophia Hoffert Monteiro de Lima e Yasmin Shiwa Bosso)
2ª SÉRIE
Arca de Noé (Guilherme Dau de Lima, Guilherme Vieira Stanzione Novaes, Hugo Fares Menhem, Pedro Brito de Oliveira e Yuri Funayama Soares Alexandre)
2º LUGAR
1ª SÉRIE
ValoLixo: Transformando seu lixo em valor (Bernardo Benevides Padula, Eduardo Ferreira Bicudo, Fernanda Yoneda Reyes e Pedro Henrique Nicolosi Guerreiro)
2ª SÉRIE
Pirobot (Alexys Vives Bernardino Alves, Antonio Almeida Magalhães de Brito Ávila, Artur Loreto Sampaio Mamede Oliveira, Murilo Vicari Hadad e Pedro Lobo Padoan)
3º LUGAR
1ª SÉRIE
Sustentabilidade eólica (Antonio Rizk Djanikian, Isabela Abbud Silva, Isabela Saad Benati e Lorena Zamboni de Andrade)
2ª SÉRIE
Microplastic Analysis for the Preservation of the Sea (Fernanda Coelho Ognibene, Giulia Paiva Angelo, Lúcia Siqueira de Faria e Manuela Benevides Padula)
4º LUGAR
1ª SÉRIE
MétisAcessories (Isabella Mariana Tavares de Almeida Borges, Otto de Brito e Campos Pereira, Pedro Corrêa Cidrão e Pérola Valente Ribeiro Novais)
2ª SÉRIE
Amazônia em Perigo: suas escolas em jogo (Lucas Nunes Chin dos Santos, Luiza Sousa Holzschuh, Marina Escalona e Valentina Viertler Jorge)
5º LUGAR
1ª SÉRIE
Barreira Ecologicamente Sustentável para a captação e a reciclagem de resíduos de rios – “EFB” (Allegra Stocchero Fonseca, Enzo Sassaki Kaio, Rafael Ferreira Guedes Kang e Thiago Pilate Kardosh)
2ª SÉRIE
The Floodgates (Constanza de Oliveira Bruscagin, Joana Kluger de Campos Mello e Laura do Amaral Santana Hada)
FINALISTAS
1ª SÉRIE
- Inclusão na locomoção
- Sustentabilidade eólica
- MétisAcessories
- Barreira Ecologicamente Sustentável para a captação e a reciclagem de resíduos de rios – “EFB”
- Salvando a História
- AALES 2: Academias ao ar livre, energia e saúde
- ValoLixo: Transformando seu lixo em valor
- EU DISSE NÃO
2ª SÉRIE
- Arca de Noé
- Amazônia em Perigo: suas escolhas em jogo
- Couro do Bem
- The Floodgates
- Microplastic Analysis for the Preservation of the Sea
- Canaletas para proteção de Ouro Preto
- Pirobot
PRÊMIO DESTAQUE DE INOVAÇÃO
1ª SÉRIE
Desperdício Zero: de lixo para lixeira (Carolina May Tamura Horita, Laura Rabelo Fujisawa, Letícia Cordeiro Eisele, Mariana Young Ju Kim e Rafael Mathias de Castro Santos)
2ª SÉRIE
Agrocorais (Francisco Amâncio Costa Pereira, Helena Junqueira de Paula Machado, Manoela Maltese Silva, Maria Minatel Melo de Cerqueira e Marina Blandino Romano)
PRÊMIO DESTAQUE ACADÊMICO
1ª SÉRIE
Um livro por um sorriso (Gabriella de Lazari Rosa, Giulia Vitali Francisco e Isabella Rossi Sancovich)
2ª SÉRIE
Missão Yanomami: uma proposta de monitoramento (Isabelle Soubihe Galvani, Laís Correia Alves e Sofia Aumond da Silva Uras)