Dante participa de congresso internacional no RJ

Publicado em 26 de novembro de 2014 às 9:18

A diretora-geral pedagógica do Colégio Dante Alighieri, profa. Silvana Leporace, e as professoras Sandra Tonidandel (coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa Cientista Aprendiz) e Valdenice Minatel (coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional e do programa GEETec) representaram a Escola no Bett Latin America Leadership Summit, congresso de educação e tecnologia cuja edição de 2014 foi realizada no Rio de Janeiro-RJ, de 17 a 19 de novembro. Educadores e governantes de vários países da América Latina estiveram presentes no evento.

No primeiro dia, em 17 de novembro, a professora Sandra Tonidandel participou de um painel comandado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (no qual, Valéria Souza, assessora de gabinete, representou o Secretário Herman Voorwald) sobre o estímulo à criatividade e ao envolvimento do aluno no ensino e em feiras de ciências.

Em sua fala, a professora Sandra abordou a assessoria que prestou em 2012 e 2013 para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, quando auxiliou a formação dos professores para o ensino científico na rede estadual de educação. Dentro do mesmo tema, falou da orientação dada aos docentes para a realização da 1ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Ensino Integral do Estado de São Paulo, no ano passado.

Com o fim de ilustrar suas ações, Sandra Tonidandel afirmou que utilizou ferramentas tecnológicas, como webconferências e videoconferências, para viabilizar o trabalho de formação científica dos professores das escolas públicas.

“O Dante é referência na educação científica, em especial na investigação científica voltada para feiras de ciências. Então, é importante ver como o Colégio é reconhecido nessa área assim como na utilização de ferramentas tecnológicas para potencializar a formação dos professores e a aprendizagem dos alunos”, afirmou Sandra Tonidandel.

No mesmo painel, a professora Valdenice Minatel foi convidada a falar sobre a experiência do Dante nas etapas de integração da tecnologia à educação, bem como a respeito da formação dos professores nessa área. “A Bett é um evento de referência em educação e tecnologia, sendo importante tanto para a nossa reflexão quanto para a nossa ação. É muito interessante o Dante estar junto com esse grupo para pensar em soluções e até em políticas públicas para o uso da tecnologia na educação. Isso também aumenta a nossa responsabilidade”, afirmou a professora Valdenice, lembrando que, no primeiro semestre de 2014, os alunos do Comitê Gestor Discente do Colégio ministraram um painel na Bett Brasil, realizada em São Paulo.

Já em 18 de novembro, utilizando-se da ferramenta WebEx, da Cisco Systems, a professora Sandra Tonidandel participou de uma webconferência na qual falou a convidados de vários países. O assunto foi o case do trabalho de orientação realizado com os professores para a organização da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Ensino Integral do Estado de São Paulo.

Segundo a professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica do Dante, os organizadores da Bett buscaram explorar a visão do Colégio como uma escola de vanguarda no uso da tecnologia.

“Não usamos a tecnologia por modismo. Buscamos ter uma consistência no uso da tecnologia inserida em nosso projeto político-pedagógico. Ela é utilizada a serviço dos estudantes e dos professores, possibilitando a implementação de novas estratégias de ensino e propostas para envolver os alunos no processo pedagógico”, explicou a professora Silvana, avaliando positivamente a participação na Bett.

“Ouvir pessoas de toda a América Latina discutindo um novo modelo de escola e o uso de tecnologia na educação foi uma experiência muito enriquecedora. Deu para ver que o caminho já está traçado. Agora, o desafio é aprimorar o capital humano para trabalhar com esses recursos tecnológicos. Afinal, o investimento nas pessoas sempre é o mais importante”, concluiu a diretora-geral pedagógica.

no images were found