Dante apoia evento de escolas de Ensino Integral

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 19:35

Reconhecido por seu trabalho na área de pré-iniciação científica, o Colégio Dante Alighieri foi um dos apoiadores da 1ª Feira de Ciências das escolas de Ensino Integral do estado de São Paulo, realizada pela Secretaria de Educação de São Paulo em 8 de novembro, em Águas de Lindóia-SP.

O apoio do Dante à Feira de Ciências das escolas de Ensino Integral consistiu na disponibilização de um sistema de avaliação (de soma de notas de avaliadores). Essa plataforma, desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI) por solicitação do Departamento de Ciências da Natureza, já está disponível há alguns anos para uso dos avaliadores nas feiras de ciências do Colégio.

Na Feira das Escolas de Ensino Integral, esse sistema foi usado para que os avaliadores atribuíssem as notas aos trabalhos de pesquisa científica apresentados pelos alunos da rede estadual. Um funcionário do Departamento de TI do Dante foi disponibilizado para prestar assistência técnica no dia da Feira.

Além disso, a equipe de avaliadores da InCiência (publicação do Colégio Dante Alighieri voltada para a pré-iniciação científica e tecnológica) também esteve presente na feira para selecionar e premiar dois trabalhos com a oportunidade de serem publicados no próximo número da revista.

“Nossa Escola ressalta seu papel de liderança na área da educação científica, marcando sua posição como apoiador desse grande projeto na área de educação”, afirmou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa “Cientista Aprendiz” do Dante.

Colaboração

A colaboração do Dante com a implantação da pré-iniciação científica nas escolas de Ensino Integral já produziu um pequeno histórico. Em 2012, na Feira de Ciências do Colégio, foram apresentados seis projetos de alunos da rede estadual de período integral.

Além disso, o modelo de pré-iniciação científica dantiano serviu como uma das inspirações para o projeto, de modelo similar, implantado nas escolas estaduais de Ensino Integral.

Professora e coordenadora no Dante, Sandra Tonidandel também desenvolveu, de forma independente, um trabalho em colaboração com a Secretaria de Educação de São Paulo. Em 2012, a professora ministrou um curso de formação para os docentes de Ensino Médio da rede de Ensino Integral do estado de São Paulo.

Já em 2013, Sandra Tonidandel deu sequência a esse trabalho de formação. “Em parceria com a Secretaria de Educação e com o apoio do Instituto Natura, da Cysco Systems e de apoiadores dos Parceiros da Educação, coordenei a formação de cerca de 400 professores e coordenadores de 47 escolas de Ensino Integral do estado de São Paulo. Ao todo, 31 diretorias de ensino implantaram programas de pré-iniciação científica com inspiração no mesmo modelo implantado no Dante”, explica a professora.