Dantianos dão palestra em evento de tecnologia

Publicado em 26 de maio de 2014 às 12:11

Os alunos do Comitê Gestor Discente do Colégio Dante Alighieri ministraram uma palestra a professores e profissionais de educação em 21 de maio, na Bett Brasil, feira que aborda alternativas e projetos para a tecnologia educacional. Segundo a professora Valdenice Minatel, a atuação dos dantianos foi pioneira, pois nunca um grupo de estudantes havia sido o protagonista das mesas de debate do evento.

Criado no Colégio em 2012, o Comitê Discente é composto por alunos do Ensino Médio que, reunindo-se semanalmente com professores e responsáveis pelo programa Dante Mobile (no qual se cede um tablet para fins educacionais a cada estudante), promovem debates sobre o aprimoramento do uso das novas tecnologias em sala de aula.

“Para mim, essa palestra é emblemática. Porque se os alunos são nossos sujeitos, nada melhor do que ouvi-los”, disse a professora Valdenice na abertura do painel “Participação na integração da tecnologia: como incluir alunos em todas as etapas do processo”, realizado no Centro de Exposição Imigrantes.

Antes, porém, na chegada ao local, os dantianos se dirigiram à sala da Smart – empresa parceria do Colégio na disponibilização de lousas digitais. No local, conheceram novas funcionalidades e recursos das lousas Smart, além de poderem tirar dúvidas e dar sugestões.

Já no painel, após a fala inicial da professora Valdenice, os outros dois docentes que trabalham no projeto do Comitê Discente se apresentaram. “A relação que temos com os alunos no Comitê é muito aberta. Há uma troca muito grande de informações”, disse a professora Solange Giardino, seguida pela fala de Daniel Arndt Alves. “Eu dou o apoio técnico para concretizar as propostas de melhorias sugeridas pelo Comitê”, afirmou.

Fala dos alunos

A professora Valdenice, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, ainda apresentou o Colégio aos espectadores e exibiu um vídeo com depoimentos dos alunos e de Milton Larsen Burguese, responsável pela área de educação do Google no Brasil, explicando como funciona o Comitê. “A tecnologia faz repensar a escola. Ter alunos ao lado para apontar caminhos é muito importante. Nós vamos passar, mas a ideia é que o Comitê fique como legado para o Colégio, que ele permaneça”, afirmou Valdenice.

Feita a introdução, os estudantes se apresentaram e contaram suas experiências no Comitê, destacando que fazem a mediação entre os responsáveis pelo Dante Mobile e os outros alunos. Entre os benefícios, os dantianos citaram o aumento da autoconfiança de cada um, bem como uma maior abertura constatada no diálogo entre professores e estudantes. “Com o Comitê, finalmente o alunos têm voz e a chance de se posicionar”, ressaltou Camila Lopes Tavares Alves, da 1ª série B do Ensino Médio.

Na palestra, também houve espaço para perguntas do público – e, cabe salientar, foram diversas as questões elaboradas. Entre os temas, foram debatidos, por exemplo, a possibilidade da criação de um comitê para o Ensino Fundamental, a forma como os estudantes administram os afazeres do Comitê Discente com as exigências e pressão do vestibular e o modelo de funcionamento de uma aula com tablets e acesso à internet.

Sobre este último ponto, os dantianos destacaram a necessidade de o aluno ter responsabilidade no uso do tablet. “O tablet potencializa os bons alunos”, afirmaram o aluno Vitor Martes Sternlicht, da 2ª série D do Ensino Médio, e a professora Solange Giardino.

Após o encerramento da palestra, os alunos do Dante ainda foram requisitados para conversas particulares com os espectadores. Ana Márcia da Cruz Silva, responsável pelo marketing na gestão de educação do Colégio Talento, de Sorocaba, foi uma das presentes que buscou mais informações sobre o projeto. “Fiquei encantada com a palestra. O Colégio Dante Alighieri está de parabéns. Tive um dos melhores cursos da Bett, pois ouvi uma fala prática dos alunos: o que cada aluno acha, o que pensa. Foi legal ver que, após estarem tímidos no começo, os alunos se soltaram, pois falaram de algo que gostam”, afirmou.

O aluno Sylvio Canton Rinaldi, da 2ª série I do Ensino Médio, por exemplo, deixou a timidez de lado e se sentiu à vontade como um dos palestrantes. “Entrei no Comitê no fim de 2013 porque achei bastante interessante a ideia. Pensei que seria um meio de aprender coisas novas. Hoje, no começo da palestra, estava bem nervoso. Depois fiquei mais calmo e consegui falar. Nós, como alunos, podermos relatar experiências para professores e para pessoas que nos orientam é sensacional”, disse.

A professora Valdenice aprovou a atuação dos alunos dantianos na palestra. “Eles foram ótimos. Tratou-se de uma contribuição dos alunos em um congresso em que se fala de alunos. Mais uma vez, o Dante tem uma atuação pioneira”, afirmou a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio, que ainda participou como palestrante de mais três painéis da Bett (“Aprendendo em todos os lugares e em todos os momentos: como a tecnologia está mudando os papéis na escola” e uma apresentação do case do Dante a respeito do uso de lousas digitais, em 22 de maio, e “Como formar uma equipe escolar que possibilite uma melhor integração interdisciplinar da tecnologia na sala de aula”, em 24 de maio).

no images were found