Dante estabelece novo recorde de aprovados nos vestibulares de 2023

Publicado em 12 de junho de 2023 às 16:10

O Dante manteve em 2023 a trajetória ascendente em relação ao desempenho de seus alunos em vestibulares. Neste ano, 77,7% dos egressos foram aprovados em alguma instituição de ensino superior. Ou seja, em um universo de 256 estudantes recém-formados, 199 alcançaram seu objetivo (faça o download do Boletim Informativo e confira a lista de aprovados).

Os dados apontam que há um aumento de 5,9% na proporção de aprovados em relação a 2022, quando 226 alunos de um total de 308 egressos foram admitidos em universidades. Trata-se, portanto, da melhor marca da série histórica iniciada em 2008.

“Considerando o trabalho de todas as equipes envolvidas nessa jornada, estamos bastante satisfeitos com os resultados. Porém, mais do que olhar os resultados, é importante observar que a curva se mostra ascendente. Temos uma tendência de crescimento, e isso é muito bom”, celebra a professora Valdenice M. M. de Cerqueira, diretora-geral educacional do Dante.

Vestibulares de 2023: Dante bate novo recorde

Entre as principais causas do novo recorde estão iniciativas voltadas à preparação estratégica para os vestibulares. É o caso do VestibaDante e da U-Connection, programas que oferecem um acompanhamento individualizado para a formulação de planos de estudos que atendam ao projeto acadêmico dos alunos.

Além disso, o Colégio dispõe do SuperPlus, focado na preparação para vestibulares de alta concorrência, e de equipes de professores e de corretores de redação, que atuam no aprimoramento das produções textuais dos alunos.

“São fatores que, com certeza, contribuíram muito para alcançarmos esse número (77,7% de egressos aprovados)”, assegura a professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio do Dante. “É um dado que reflete a qualidade da preparação que a escola proporciona ao aluno, uma preparação mais ampla e aprofundada, que traz segurança para os estudantes”, acrescenta.

Do Dante para o mundo

Nos últimos anos, a busca por uma graduação no exterior se tornou cada vez mais comum entre os estudantes. Por isso, o Colégio investe em ações orientadas a tornar as candidaturas dos jovens dantianos competitivas em processos seletivos internacionais, que diferem do modelo de vestibular brasileiro. E os resultados têm se mostrado positivos.

Em 2023, de um total de 20 egressos que aplicaram para fora do país, 17 (85%) foram aprovados em pelo menos uma instituição. Entre os que se candidataram para Estados Unidos e Canadá, 40,3% foram aceitos em universidades que compõem o grupo das 150 melhores do mundo. Um desses alunos foi a dantiana Cecília Balarin de Siqueira, aprovada pela Universidade de Toronto, que ocupa a 18ª posição no ranking das melhores faculdades do planeta, segundo o Times Higher Education.

“As eletivas, especialmente o Cientista Aprendiz e o Dante UN, os treinamentos esportivos e o incentivo à participação nas Olimpíadas do Conhecimento, além dos workshops de redação (essay) e de cartas de recomendação realizados, são um diferencial que o Colégio oferece. Esses são os aspectos que nos ajudaram a chegar a 85% de candidaturas aprovadas”, analisa a professora Sandra.

A diretora-geral educacional do Dante, professora Valdenice M. M. de Cerqueira, reitera a importância da estrutura criada para atender aos anseios dos alunos por uma formação internacional. “O desejo de estudar fora é uma tendência, e a escola está fazendo um trabalho bastante interessante e importante, para que os estudantes que têm esse projeto de vida possam ser ajudados e acolhidos.”

Evolução no cenário público e privado

Outro dado que demonstra progresso é o índice de aprovações em universidades públicas, que aumentou 18,4% no comparativo com o ano passado – em 2023, houve 63 aprovações para 256 alunos egressos. O Colégio ainda obteve a maior aprovação histórica em números absolutos e relativos na Unicamp e na Unesp, com 14 e 10 estudantes admitidos, respectivamente.

“Isso é fruto de um planejamento estratégico: nós levamos os alunos para uma visita à Unicamp e tivemos ações de incentivo para eles. Os recordes representam uma resposta positiva ao que o Colégio conseguiu oferecer em simulados e em estrutura, para que os alunos possam se candidatar também a universidades públicas de qualidade”, explica a professora Sandra.

No que tange às instituições privadas de alta concorrência, o Dante obteve o seu melhor resultado dos últimos 15 anos, com 60,2% dos egressos aprovados nesse modelo de universidade – o que aponta um aumento de 21,9% na proporção de aprovados em relação a 2022. Ainda no cenário das faculdades particulares, o desempenho nos vestibulares de medicina em 2023 supera largamente o do ano anterior, registrando um crescimento de 105% na quantidade de aprovações.

“Estamos bastante contentes, mas sabemos que esses números nos levam para mais responsabilidades para o ano que vem, uma vez que realmente queremos manter a tendência de crescimento e efetivá-la para 2024”, projetou a diretora-geral educacional, professora Valdenice M. M. de Cerqueira.