Colégio realiza lançamento da Rádio Dante

Publicado em 13 de junho de 2014 às 19:38
Categorias: ,

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 10 de junho, o lançamento e a primeira transmissão da Rádio Dante, que será comandada pelos alunos da Dante em Foco e da Dante em Foco Mirim, oficinas pedagógicas de produção multimídia da Escola que têm a proposta de usar as tecnologias digitais e as redes sociais para produzir e divulgar conteúdo, além de promover ações que beneficiem a comunidade escolar. Cabe ainda destacar que a rádio nasce de uma parceria entre o Colégio e a rádio CBN.

As transmissões da Rádio Dante, que terão supervisão do Departamento de Tecnologia Educacional, serão realizadas uma vez por semana, nos intervalos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Seu conteúdo engloba notícias, reportagens e músicas – estas últimas serão pedidas pelos próprios alunos do Colégio por meio da página da Dante em Foco no Facebook.

A cerimônia de lançamento da Rádio Dante contou com a presença da diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, dos diretores financeiros, João Ranieri Neto e Milena Montini, e dos conselheiros Paulo Savoldi (que também é segundo secretário do Colégio), Francisco Savoldi e Paolo Fabbriziani, presidente da AEDA (Associação dos Ex-Estudantes do Colégio Dante Alighieri). Especialista em Educomunicação e coordenador do NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP, o prof. Dr. Ismar Soares também prestigiou o evento.

Após uma rápida apresentação dos objetivos e a exibição de um vídeo institucional da oficina Dante em Foco, foram chamados ao palco para comandar a cerimônia os alunos Ana Paula Bignard, Gabriela Nusbaum e Ricardo Arrais. Eles fizeram um agradecimento ao dr. José de Oliveira Messina, presidente do Colégio, que, muito embora sem poder comparecer ao evento, foi lembrado como um dos grandes incentivadores da oficina.

Iniciativa dos alunos

Em seguida, a professora Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional e da Dante em Foco, contou um pouco da história da oficina. “Em 2007, após realizarem uma cobertura jornalística do evento de tecnologia Dante Digital, os então alunos do Colégio Caio Stancati e Pedro Graça solicitaram a criação de uma oficina de jornalismo”, afirmou Valdenice, sob os olhares de Caio, Pedro e de outro ex-alunos que compareceram ao evento. “E assim, eu, a professora Renata Pastore e a jornalista Marcela Chartier organizamos a oficina. Desde então, também já contamos com os professores Verônica Cannatá, Felipe Guerra e Barbara Endo”, completou.

Valdenice ainda citou o surgimento da Dante em Foco Mirim em 2013 (voltada para alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental até a idade de 13 anos; a Dante em Foco abrange estudantes a partir do 7º ano e acima de 13 anos) e se deteve a falar sobre a Rádio Dante, ressaltando que, em 2013, o aluno João Pedro Magnani começou a defender a necessidade de os estudantes terem uma rádio como mais um meio para trabalharem a comunicação. A partir desse momento, o Colégio buscou uma parceria com a CBN.

Em seu discurso, a professora Silvana Leporace também deu ênfase ao papel dos alunos no surgimento da Rádio Dante. “Esse projeto nasce de uma demanda dos alunos, o que, para nós, garante um engajamento maior por parte deles na iniciativa. O Colégio valoriza o protagonismo de seus alunos”, disse.

Os alunos-apresentadores explicaram, então, a dinâmica das transmissões da Rádio Dante e detalharam a parceria com a CBN, que ofereceu uma visita aos seus estúdios, além de um workshop de jornalismo para os estudantes e sugestões de vinhetas para a programação.

Douglas Ritter, coordenador de jornalismo da CBN, elogiou o Colégio pela nova proposta. “Parabéns à instituição de ensino por ter a iniciativa de criar um projeto que, para mim, é fascinante. Não há espaço mais adequado para uma rádio como esse da escola, onde os alunos poderão praticar bastante e estudar. Aprenderão a selecionar assuntos e fontes. Quem sabe um dia eu tenha na CBN jornalistas que iniciaram a carreira na Rádio Dante”, sugeriu.

Estúdio móvel

De volta ao palco, os alunos anunciaram ao público que a Dante em Foco foi contemplada pela Diretoria Executiva do Colégio com um estúdio móvel, que está em fase de construção. Para explicar o processo de transformação de um ônibus escolar da frota do Dante em um estúdio móvel, os estudantes convidaram para discursar o diretor financeiro João Ranieri.

“A ideia de ter um estúdio móvel surgiu quando o programa Globo Esporte transmitiu uma de suas edições diretamente do Colégio, em janeiro de 2012, dentro de um estúdio móvel. Então, tivemos a ideia de pegar um dos nossos ônibus que não seriam mais usados no transporte diário de alunos para construir um estúdio móvel. O Dante talvez seja a única escola a investir no uso dessa ferramenta. Nossa ideia é terminar as obras do estúdio móvel até o fim deste ano. Essa ferramenta será muito importante, pois possibilitará o trabalho dos alunos fora da Escola”, disse, especificando alguns dos itens que o estúdio móvel terá, entre os quais gerador de energia, duas câmeras, mesas e caixas de som, monitor de LED, acabamento de carpete e grafismo personalizado.

Encerrando sua fala, o diretor financeiro convidou o público presente para ir à garagem do Colégio conhecer o futuro estúdio móvel, bem como outro ônibus da frota do Dante (de 1962), que foi restaurado recentemente.

Primeira transmissão

Na última parte do evento, o público se dirigiu ao pátio do edifício Ruy Barbosa (pátio da Amarelinha), onde foi construído o estúdio fixo da Rádio Dante. No local, a aluna Lara Del Bianco, do 9º H, e a professora Silvana Leporace cortaram a faixa de inauguração do estúdio, enquanto o estudante João Pedro Magnani, da 1ª série A do Ensino Médio, e o diretor-financeiro João Ranieri descerraram a faixa da placa comemorativa do lançamento da Rádio.

João Pedro e Lara, por sinal, foram os apresentadores da primeira transmissão da Rádio Dante, que apresentou músicas como “Happy”, de Pharrell Williams, e “Feel so close”, de Calvin Harris, além de notícias e reportagens, como uma sobre o álbum da Copa do Mundo, feita por Eduardo Marins, aluno da 1ª série E do Ensino Médio.

“Foi a primeira vez que apresentei um programa. No começo, estava um pouco nervosa, mas depois acho que fui bem”, disse Lara Del Bianco. João Pedro Magnani, um dos defensores da criação da rádio, também falou sobre a experiência da primeira transmissão. “Eu sempre gostei de microfone, mas hoje fiquei um pouco nervoso. O que importa é que deu certo. Pretendo voltar a apresentar a Rádio Dante ainda muitas vezes”, afirmou.

Para encerrar o evento de lançamento, o Colégio ofereceu um coquetel aos convidados no pátio do edifício Ruy Barbosa.

Primeira transmissão para os alunos

Na sexta-feira, 13 de junho, foi realizada a primeira transmissão da Rádio Dante no intervalo do Ensino Fundamental II. Vários alunos se reuniram em frente ao estúdio para conferir a grande estreia.

no images were found

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!