Ônibus dantiano de 1962 é completamente restaurado

Publicado em 10 de julho de 2013 às 13:23

O Colégio Dante Alighieri exibiu, no dia 29 de junho, durante a confraternização de ex-alunos, uma peça histórica: um ônibus Chevrolet ano 1962, com capacidade para 42 crianças, que fez parte da frota dantiana até o fim da década de 1980. Totalmente restaurado, o veículo chamou a atenção de todos os que chegavam ao evento.

“Todos dão valor à história do Colégio, que chegou aos 102 anos, e veem extrema relevância em preservar a memória da Instituição. Além disso, um ônibus com mais de 50 anos parecendo novo traz diversas lembranças aos ex-alunos que nele andaram, além de servir como perfeito exemplo de como eram os veículos daquela época aos alunos mais novos”, afirmou o diretor financeiro do Colégio, João Ranieri.

O veículo ficou estacionado no Dante até 1998, quando foi doado junto a outro ônibus da frota, de 1963, para a empresa automobilística GM, que planejava construir um museu para exposição de artigos de décadas passadas. Apesar de ter recebido um número considerável de doações, o projeto foi cancelado. Grande parte do acervo foi para o museu de veículos da Universidade Luterana do Brasil (no Rio Grande do Sul), mas, anos depois, o centro de exposições fechou e os veículos doados por paulistas foram devolvidos à GM de São José dos Campos.

Em 2010, os proprietários anteriores dos veículos começaram a ser contatados para saberem da possibilidade de repatriar o que doaram. Com foco na preservação histórica, a diretoria do Dante aceitou os ônibus de volta e começou a planejar o restauro de um deles. As atividades, realizadas pelos próprios funcionários do Colégio e que envolveram o desmantelamento completo do carro para a realização de um trabalho minucioso e perfeccionista, começaram em junho de 2010 e foram concluídas exatamente três anos depois, poucos dias antes da confraternização na qual o veículo foi exposto.