Centenário da Semana de Arte Moderna: mesa-redonda amplia visão de alunos sobre a importância do movimento

Publicado em 1 de abril de 2022 às 13:50

Em mais uma ação que joga luz sobre o centenário da Semana de Arte Moderna, o Dante promoveu no dia 25 março uma mesa-redonda para discutir com os alunos da 3ª série do Ensino Médio o que foi uma das maiores manifestações artístico-culturais da história brasileira.

Realizada no Theatro Municipal de São Paulo entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna reuniu representantes de variadas vertentes artísticas, como pintura, poesia, música e escultura. Incorporando inovações estéticas e linguísticas em suas obras, eles buscavam romper com os modelos artísticos até então vigentes e dar início à construção de uma cultura essencialmente brasileira.

“A mesa-redonda tinha o objetivo de ser o primeiro chute de uma partida que vai durar o ano inteiro”, disse o professor Jackson Farias, coordenador do Departamento de História, Filosofia e Sociologia. “A ideia é que, durante o ano, o aluno tenha retomadas da Semana de Arte Moderna para que ele possa, por exemplo, sair do Dante e ver exposições”, acrescentou.

No auditório Guglielmo Raul Falzoni, os dantianos assistiram a exposições dos professores Adriana D’Agostino (artes), Alexandre Buccini (geografia) e Sérgio Barbosa de Souza (português), além de Jackson Farias (história). O caráter interdisciplinar da atividade permitiu traçar um panorama que abrangesse os diferentes olhares sobre o movimento e destacasse sua influência na cultura nacional até os dias de hoje.

“Queremos que eles mobilizem conhecimentos das aulas de história, sociologia, literatura e artes para que construam um novo tipo de relação: primeiro com o conhecimento e depois com o mundo que os cerca. Temos a clareza de que a educação e a formação deles dependem dessa habilidade de mesclar e resolver de maneira diferente velhos problemas”, explicou Jackson.

Portanto, se a ideia é “trabalhar para que esses meninos sejam agentes de sua própria educação”, como disse Jackson, o encontro pode ser considerado um sucesso. “Depois dessa aula, senti vontade de participar mais de exposições de arquitetura”, afirmou o aluno Fernando Tonetti Gonçalves.

O dantiano ressalta que a mesa-redonda lhe abriu novos horizontes para além da questão escolar. “Achei a aula bem interessante e, no meu caso, mais do que responder dúvidas foi importante por me introduzir de fato a esse mundo. Acabou despertando em mim mais curiosidade e me possibilitou enxergar a importância do movimento para o vestibular e para a vida”, concluiu.