Dante promove “Vitrine Literária”, exposição comemorativa dos 100 anos da Semana de Arte Moderna

Publicado em 28 de março de 2022 às 16:57

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, o Departamento de Língua Portuguesa do Dante organizou, no início de março, a exposição “Vitrine Literária”, que exibe múltiplos materiais dessa manifestação artístico-cultural na biblioteca do Colégio.

A exposição, que estará aberta para visitantes até o fim de novembro, conta com painéis informativos, obras literárias dos principais autores, livros sobre o movimento e revistas com manuscritos modernistas.

Painel informativo exibe cartaz de divulgação da Semana de Arte Moderna

Realizada no Theatro Municipal de São Paulo entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna reuniu inúmeros artistas de diferentes áreas, como pintores, escritores, escultores e músicos. Incorporando inovações estéticas e linguísticas em suas obras, os envolvidos buscavam romper com os modelos artísticos até então vigentes e dar início à construção de uma cultura essencialmente brasileira.

“A Semana de Arte Moderna é um marco para a história do Modernismo no Brasil. Nossa ideia aqui é apresentar aos alunos da 1ª série do Ensino Médio a importância e a repercussão do movimento para a arte nacional em todas as suas formas e dimensões”, conta Patrícia Cajai, professora de produção textual do Dante.

Imersos no Modernismo

Para atingir os objetivos da visita à exposição, os alunos da 1ª série, envolvidos com todo o acervo de materiais modernistas da biblioteca, realizaram uma atividade cuja proposta era avaliar como as inovações da Semana de Arte Moderna reverberam na arte contemporânea e registrar o que é relevante conhecer sobre o movimento.

Livros dos principais escritores modernos

“A aula foi interessante porque nós não sabíamos muitos detalhes sobre a Semana de Arte Moderna. Agora, nós conseguimos entender melhor como foi o surgimento, desenvolvimento, fortalecimento e consolidação da arte moderna no Brasil, e como ela foi importante para a formação de uma cultura puramente nacional”, afirma Valentina Pacini, aluna da 1ª série.

Para Luiza Nunes, também da 1ª série, a atividade foi importante porque representou uma oportunidade para visualizar algumas obras características do Modernismo. “Nós conseguimos ter uma ideia visual do que aprendemos. A professora falar na sala de aula sobre os traços das obras do Modernismo é diferente de contemplá-las ao vivo, por mais que não sejam as originais. Até ler um poema se torna mais real”, frisa a aluna.