Atendimento personalizado e estudo estratégico: saiba como funciona o novo VestibaDante

Publicado em 24 de maio de 2022 às 17:55
Categorias: , ,

O Dia do Vestibulando, comemorado em 24 de maio, lança luz sobre a jornada do estudante rumo ao ensino superior. Muitas vezes a trajetória não é simples, envolvendo uma grande carga emocional para aqueles que estão passando por essa etapa da vida escolar. Afinal, o resultado do vestibular pode definir o futuro profissional de uma pessoa.

E foi diante de um cenário de dúvidas e demandas dos alunos que surgiu o VestibaDante. Inicialmente concentrado na organização dos simulados aplicados no Colégio, o programa se expandiu em 2021 ao assumir novas atribuições, com atendimento individualizado, avaliações e diagnósticos realizados a partir de resultados nos testes preparatórios.

O VestibaDante também ganhou o reforço do professor Manoel Resende, que assumiu a função de supervisor para revisão de simulados e vestibulares, atuando em parceria com a professora Patricia Takahashi Lopes.

“A nova composição do VestibaDante, além de organizar ações voltadas aos simulados e vestibulares, tem o objetivo de atender de forma personalizada cada estudante, montando um planejamento estratégico para sua trilha de aprendizagem, a partir dos resultados apontados nos simulados. Isso é determinante na melhora de performance dos alunos egressos, ajudando-os a atingir os objetivos individuais, na sua opção de carreira e universidade desejada”, explica o professor Manoel. 

Confira os principais atributos do novo VestibaDante:

  • Atendimento individualizado para análise dos resultados nos simulados;
  • Workshop sobre uso das plataformas de resultados dos simulados;
  • Planejamento estratégico de estudos para os alunos;
  • Discussão com a coordenação sobre planejamento de médio prazo;
  • Estudo, organização e aplicação de simulado PISA para o 9º ano;
  • Simulados de redação;
  • Revisão dos formatos e parcerias nas aplicações dos simulados;
  • Sistematização na aplicação das avaliações diagnósticas (para 6º e 9º ano do Ensino Fundamental).

Os primeiros efeitos positivos

Os resultados da nova metodologia não demoraram a aparecer, segundo Manoel. “No ano passado, que foi o primeiro ano desse trabalho, os alunos que tiveram o acompanhamento do VestibaDante aprimoraram seu desempenho, e muitos deles entraram nas universidades que queriam em 2022. Esse dado mostrou que o Colégio aumentou a aprovação em universidades públicas (em relação a 2021, o aumento na proporção de egressos aprovados foi de 20,2%), o que foi bem marcante.”

De fato, os números revelam que as ações implementadas em 2021 funcionaram. Ao todo, o VestibaDante atendeu 77 alunos diretamente, sendo que 31 deles foram aprovados em universidades públicas no ano seguinte. É o caso de Ana Myiashita, formada no Ensino Médio em 2021, que conquistou o ingresso no curso de engenharia química da USP. “O programa foi muito importante na medida em que pude entender melhor como funcionavam as provas e como eu deveria encarar cada questão, de modo que fui fazer o vestibular com mais confiança e calma”, relata.

Já Max Guerchfeld, que atualmente está no 1º semestre de relações internacionais na USP, recebeu orientações que foram além do conteúdo das provas. “Durante o processo, o VestibaDante me deu apoio e o suporte necessário para atravessar essa difícil etapa, tanto na parte acadêmica, fornecendo materiais e lista de exercícios, montando estratégias e analisando os resultados dos simulados; quanto na parte socioemocional, ajudando a lidar com resultados negativos, burnouts e até mesmo mudança da escolha de curso no meio do caminho.”

O Colégio ainda obteve seis aprovações de alunos auxiliados pelo VestibaDante na Fundação Getulio Vargas (FGV), duas em medicina (PUC-SP e Faculdade Albert Einstein), além de quatro egressos aprovados em universidades do exterior.

Evoluindo com o VestibaDante

Quem está tentando repetir o sucesso de Ana e Max é Luis Augusto da Silva. O aluno da 3ª série do Ensino Médio, que tenciona estudar administração ou economia, recorreu à orientação da professora Patricia, especialista para revisão de simulados e vestibulares, após não ficar satisfeito com seu desempenho em simulados da FGV.

“Eu estava meio inseguro em relação à forma de estudar – não sabia se estava certa ou não. Por isso, eu procurei o VestibaDante em fevereiro, e a Patricia me aconselhou muito em pontos que realmente me ajudaram bastante”, conta Luis.

Após relatar suas principais dificuldades, o aluno mudou a forma de estudar, priorizando a resolução de exercícios. Resultado: gradualmente, ele foi aperfeiçoando seu desempenho nos simulados da FGV – no último, acertou 45 de 60 questões.

Mais um componente de ajuda: o SuperPlus

Outra estratégia que Luis adotou foi a participação nas aulas do SuperPlus, programa implementado pelo VestibaDante a partir das demandas levadas pelos alunos nos atendimentos individualizados. “Eu notei uma melhora significativa. Na minha primeira redação no SuperPlus de Fuvest, eu tirei 60. Na última, tirei 86. Melhorei bastante com a prática”, frisa.

“Para este ano, ampliamos o programa para todas as áreas do conhecimento, com o objetivo de trabalhar técnicas e habilidades para resolução de provas, e não apenas conteúdo. Nessas aulas, os professores discutem com os alunos sobre como resolver testes, seus distratores, simplificações algébricas etc. Além disso, os blocos Plus do Moodle passam a ser alimentados com exercícios extras definidos a partir das fragilidades apontadas nas plataformas”, conclui a professora Patricia.

, ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!