Alunos criam aplicativo institucional do Dante

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 17:24

Com o objetivo de valorizar o protagonismo estudantil, o Colégio Dante Alighieri inovou na criação de seu aplicativo institucional para os sistemas Android e iOS. O Departamento de Tecnologia Educacional incumbiu os alunos Thales Giriboni e Vitor Martes Sternlicht, ambos da 2ª série do Ensino Médio, da missão de desenvolver o app, lançado oficialmente na mostra Dante Digital, em 18 de outubro.

Integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento (NIDe), Thales e Vitor contaram com a orientação e o auxílio do professor Daniel Arndt e do analista David Pereira, do Departamento de Tecnologia Educacional, para criarem o aplicativo, que, em sua primeira versão, oferece notícias sobre o Colégio, além de apresentar os projetos dantianos e um pequeno tour virtual pela Escola.

Cabe destacar que os alunos já têm certa experiência no desenvolvimento de programas. Thales criou uma “agenda” que faz a relação das tarefas passadas pelos professores com o calendário de aulas e provas, focando no compartilhamento de informações relacionadas ao cotidiano escolar. Já Vitor foi o responsável pela programação do projeto “Free Walker”, aplicativo para celulares com sistema Android que busca ajudar idosos que sofrem quedas.

“Foi fácil desenvolver o aplicativo institucional. Eles [os responsáveis pelo Departamento de Tecnologia Educacional] passavam tarefas para realizarmos. Toda semana, fazíamos uma parte, e o David e o Daniel complementavam os códigos”, explicaram Thales e Vitor.

Protagonismo estudantil

A professora Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, exaltou justamente a participação dos alunos na criação do programa. “Esse app tem dois aspectos: o institucional, pois é importante para a Escola ter um aplicativo; e o do protagonismo dos alunos. Ainda mais que já temos estudantes que fazem aplicativos. Então, nada melhor do que ter a visão do aluno para desenvolver o aplicativo do Colégio”, explicou.

A possibilidade de o ponto de vista do aluno ser considerado na produção do aplicativo agradou Vitor Martes. “Acho interessante a iniciativa, pois os alunos sabem do que realmente precisam. Para mim, também foi importante porque aprendi bastante sobre programação para web”, explicou.

Thales também comemorou a oportunidade. “Trabalhamos com linguagens de programação que já conhecíamos, como Java Script, HTML e CSS. Então, foi mais uma oportunidade de colocarmos em prática nossos conhecimentos e aprimorá-los”, afirmou.

Melhorias

A professora Valdenice Minatel já planeja melhorias para o aplicativo do Dante. “Estou conversando com o pessoal do Departamento de Tecnologia Educacional para ‘gameficar’ o aplicativo, deixando a navegação mais interessante. Além disso, os alunos continuarão trabalhando no desenvolvimento. Iremos apresentar o aplicativo ao Comitê Gestor Discente para que seus integrantes deem sugestões de melhorias”, disse.

Vitor e Thales, por exemplo, já sabem alguns dos incrementos que sugerirão ao aplicativo. “Essa é uma primeira versão e há muita coisa para se fazer. Ele possui um potencial legal para se tornar mais interativo, focando nas funcionalidades que os alunos mais utilizam, como o acesso às notas, aos arquivos disponibilizados pelos professores e às atividades on-line do Moodle”, apontaram.

Utilizando-se as ferramentas de busca de aplicativos de cada sistema operacional, o item pode ser encontrado pelo nome ‘Colégio Dante Alighieri’. Com o navegador, a versão para Android pode ser encontrada aqui, e a versão para iOS, aqui.