Aluno do Dante é capa da INFO Exame de abril

Publicado em 2 de maio de 2013 às 17:52

O aluno da 1ª série do Ensino Médio Thales César Giriboni de Mello e Silva foi o grande destaque na edição de abril da revista INFO Exame. O tema da reportagem principal do periódico foi o uso de novas tecnologias no ensino. E Thales, além de ser o principal aluno entrevistado para a matéria, ilustrou a capa da revista.

Ele chamou a atenção dos editores da INFO Exame por estar desenvolvendo, desde o fim de fevereiro, uma agenda com foco no compartilhamento de informações relacionadas ao cotidiano escolar. Sabendo que receberia um novo dispositivo móvel por meio do Dante Tablet em 2013, Thales resolveu aproveitar as férias para iniciar o desenvolvimento de uma ferramenta que poderia ser útil para os alunos do Colégio. Para isso, ele recorre a diversas linguagens, como phpSQLJava ScriptHTML5 e CSS3.

“Este é um aplicativo web, não está no dispositivo. Então as pessoas podem acessá-lo por meio de qualquer ferramenta com acesso à internet. Aliás, depois de o usuário criar a agenda, é possível até alterá-la off-line e depois sincronizá-la com a original ao conseguir uma conexão”, explicou Thales.

O primeiro modelo da agenda foi desenvolvido em poucos dias. Tendo apresentado o aplicativo à equipe do Departamento de Tecnologia Educacional e aos seus colegas, Thales começou a receber sugestões para aprimorar a ferramenta e torná-la mais acessível. No momento, ele está estudando melhorias no compartilhamento de atividades entre os alunos de cada turma. Desse modo, os alunos poderão utilizar a agenda tanto para o registro de compromissos individuais quanto para a inserção de situações coletivas.

“A agenda conta com atividades em diversas cores, cada qual representando uma disciplina. Certos símbolos indicam que aquele compromisso é urgente, como provas ou atividades valendo nota. Também há o horário de todas as aulas, e, se eu marcar que faltei, terei facilidade em correr atrás do conteúdo e das atividades que perdi”, afirmou.

A coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel, afirmou que Thales já tinha chamado a atenção dos professores. “Ele vem mostrando grande talento e interesse desde que começou a participar das aulas de robótica. Antes da criação da agenda, ele foi finalista na Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP) em 2012, desenvolvendo outra ferramenta”, destacou Valdenice, que ainda fez menção ao projeto de ferramenta de edição de sites Codeblogger, destinada a desenvolvedores.

“As atividades que envolvem programação fazem parte de um movimento global que resgata a autonomia dos alunos, além de melhorar o processo cognitivo e refinar o pensamento lógico-matemático deles. É importante que a imprensa, ao abordar tecnologia e educação, fique atenta a essas constantes mudanças”, complementou a professora Valdenice.