Equipe do Dante é premiada na etapa nacional da FLL

Publicado em 18 de março de 2013 às 20:55

Com o projeto “freeWalker”, o GEETec (Grupo de Estudos Experimentais em Tecnologia) do Colégio Dante Alighieri conquistou o prêmio “Solução Inovadora” na etapa nacional da FLL Brasil(First Lego League), maior competição de robótica do país. A disputa foi realizada em Brasília, no último fim de semana, sendo encerrada no domingo, 10 de março.

Em dezembro de 2012, a equipe GEETec já havia conquistado o mesmo prêmio na etapa regional da FLL, que, à semelhança do que se veria na fase nacional, abordou o tema “Senior Solutions” (no qual as equipes tinham que criar soluções para melhorar a vida dos idosos).

O “freeWalker” é um aplicativo para celulares com sistema Android que busca ajudar idosos que sofrem quedas. O dispositivo possui um acelerômetro que detecta “tombos”. Assim, de acordo com esse acelerômetro, o aplicativo pergunta se o usuário está bem. Em caso de resposta negativa (ou se não houver resposta dentro de 30 segundos), é enviada uma mensagem com a localização da pessoa para uma lista de telefones pré-configurados, facilitando o encontro e resgate do idoso.

Para a etapa nacional da FLL, disputada por 57 equipes do Brasil todo, os alunos do GEETec fizeram algumas melhorias no projeto: eles conseguiram tornar ilimitada a capacidade para armazenar contatos – anteriormente, apenas cinco nomes poderiam ser pré-configurados. Além disso, o que chamou a atenção na disputa em Brasília foi o aprimoramento da calibragem automática do dispositivo.

Antes, devido à sua sensibilidade, o acelerômetro considerava qualquer deslocamento como uma queda. Contudo, para a FLL nacional, o problema foi resolvido, uma vez que, durante o período de calibragem, o acelerômetro mede o movimento normal da pessoa. Assim, quando houver uma ação mais brusca (como uma queda), ela será classificada como tal.

Elogios

Na etapa nacional da FLL, o GEETec  foi indicado a quatro prêmios: em três subcategorias (“Trabalho em Equipe”, “Inspiração” e “Gracious Professionalism”) da categoria Core Values e em uma (“Solução Inovadora”) da categoria Pesquisa.

Em “Solução Inovadora”, além do primeiro lugar, o projeto dantiano recebeu diversos elogios. Os juízes destacaram as seguintes características: “fácil de entender; solução/aplicação original com potencial para agregar valor significante e fatores bem considerados e solução viável”. Além disso, consideraram que o “freeWalker” tem uma excelente proposta social e funcional.

Satisfeitos com o desempenho do GEETec, os professores Danilo Yoneshige e Tânia Cristina Pereira Luciano, mentores da equipe, apontaram  as qualidades do projeto. “É importante destacar que, em um torneio que busca soluções, dentre 57 equipes do Brasil todo, apenas a do Dante e de uma escola do Recife apresentaram soluções que já estão em funcionamento. O ‘freeWalker’, inclusive, já está disponível para download na Play Store”, afirmaram.

Danilo e Tânia também destacaram a capacidade dos alunos do GEETEc. “O que nos chama a atenção é o desenvolvimento dos alunos, como eles sabem pensar com a cabeça do outro. Muitas vezes, por incompatibilidade de horários, eles trabalharam individualmente no projeto. Mesmo assim, conseguiram pensar juntos de uma forma que resolvesse o problema dos idosos.”

A professora Valdenice Minatel, coordenadora do GEETec, exaltou o aspecto prático do projeto. “Esse prêmio vem confirmar o que já havíamos visto na etapa regional da FLL: que este projeto é muito importante. E ele é importante porque utiliza algo que já existe (o celular) para fazer a diferença. Além disso, os alunos visitaram clínicas de idosos para apresentar a inovação e testá-la. Enfim, buscaram colocar em prática essa ideia que haviam estipulado da popularização do dispositivo, de levá-lo a mais pessoas”, explicou.

A equipe do GEETec é composta pelos seguintes integrantes: Adriano Augusto Antongiovanni, Ana Carolina Paixão de Queiroz, Gabriel Flegner Leite, João Pedro Garrido Magnani, Juliana Martes Sternlicht, Luisa Klink de Melo, Luiz Felipe Nahas Giacomini, Paulo Abrusio Carneiro da Cunha e Vitor Martes Sternlicht – além dos mentores Danilo Yoneshige e Tânia Cristina Pereira Luciano.

Clique aqui para conferir uma matéria do jornal “Bom dia Brasil”, da Rede Globo, a respeito da FLL Brasil, em que o projeto do GEETec é destacado.