Alunos do Dante são convidados a participar da International Science and Engineering, nos EUA

Publicado em 11 de maio de 2020 às 18:54
Categorias:

O aluno dantiano Henrique Vieira dos Santos Guerra, da 2ª série do Ensino Médio, levou o primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra na Febrace 2020, além de inúmeras outras premiações, como contamos aqui.

Seu projeto “Criptografia Pós-Quântica”, que utiliza conceitos tanto da física quântica quanto da tecnologia da computação, foi muito elogiado na feira e chamou a atenção pelo nível de complexidade e pelas futuras contribuições sociais no campo da privacidade, um assunto tão relevante em tempos de redes e escândalos sobre vazamentos de informações sigilosas e privadas. “Espero que meu projeto contribua para a segurança da nossa informação no futuro”, afirma o garoto.

Diante de tamanho potencial metodológico e científico de sua pesquisa, Henrique recebeu dois convites de extremo prestígio dentro da área acadêmica para seguir se aprofundando em seus estudos:

  • Participar da International Science and Engineering Fair (ISEF), uma das maiores feiras de pré-iniciação científica do mundo, que ocorre anualmente nos EUA.
  • Ser bolsista de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq).

Outra aluna que recebeu o honroso convite para participar da ISEF 2020, foi a Lara Stefani, da 2ª série, que foi premiada na MOSTRATEC no ano passado.

Seu projeto “Cultivo da Mikania laevigata in vitro: buscando maiores teores de cumarina” é da área de ciências biológicas e tem como propósito desenvolver um protocolo que reúna as condições ideais de cultivo in vitro do guaco, que potencializem os teores de cumarina na planta, a fim de desenvolver um fármaco mais potente contra Asma, uma doença inflamatória respiratória que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (0MS), pode matar cerca de 250 mil pessoas por ano.

O que são o CNPQ e ISEF?

O Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) é a uma fundação criada em 1951, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável por viabilizar e integrar o avanço da pesquisa acadêmica e do desenvolvimento científico no Brasil, além de hospedar uma das mais importantes plataformas de networking acadêmico brasileiro, o Currículo Lattes.

Já a International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciência e engenharia que acontece uma vez por ano em diferentes cidades dos Estados Unidos. Organizada desde 1950 pela Society for Science and the Public (SSP), a ISEF é a maior feira do mundo para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Participam do evento projetos de 70 nações e territórios diferentes ao redor do globo.

Para estar qualificado a participar da ISEF, o estudante precisa se apresentar em feiras que são de sua filiação. No Brasil elas são três: Mostratec, Febrace e Escola Americana de Campinas. As feiras nacionais afiliadas se incumbem de selecionar os melhores projetos e os enviam para a ISEF. Desde 2003, a Febrace é a responsável pela seleção de projetos que fazem parte da delegação brasileira da ISEF.

Por conta da pandemia do Covid-19, a feira, que iria acontecer em Anahin, Califórnia, foi reestruturada para o modelo virtual e será feita com os alunos selecionados à distância entre os dias 18 e 22 de maio. Dentre as atividades programadas pela ISEF, destacam-se palestras com diversos especialistas, inclusive alguns ganhadores do Prêmio Nobel de Química.

Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!