Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Ensino Médio / Notícias

Dantianos conquistam prêmios na Mostratec

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 1 de novembro de 2019

Entre os dias 21 e 25 de outubro, oito alunos do Dante que desenvolvem projetos no programa Cientista Aprendiz participaram das feiras de ciências e tecnologia Mostratec e Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O evento, considerado como uma das principais feiras internacionais de ciência jovem da América Latina, é realizado anualmente pela Fundação Liberato para a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, sendo dividido entre a Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), para alunos do Ensino Médio, e a Mostratec Júnior, para alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

alunos na mostratec junior

Na Mostratec, foram premiadas as dantianas Juliana Eva Padilha, da 2ª série A, que ficou em terceiro lugar na categoria “Ciências Sociais, Comportamento e Arte”, e Lara Johnsen Villas Bôas Stefani, da 1ª série C, que conquistou o primeiro lugar na categoria “Ciências Animais e de Plantas” e o prêmio “Mostratec CNPQ – ISEF”. A feira de ciências internacional ISEF (International Science and Engineering Fair) é realizada anualmente nos Estados Unidos e é considerada a maior feira para estudantes que ainda não estejam no nível universitário. Seguindo pelo ramo da fitoterapia, Lara estuda uma nova cura para a asma, doença inflamatória crônica que afeta 300 milhões de pessoas ao redor do mundo e que causa 250 mil mortes por ano, com o uso de uma substância de origem natural: a cumarina, que vem da planta guaco. O projeto de Juliana, por sua vez, pretende fortalecer as vítimas de bullying criando dentro do Colégio, e com a participação dos alunos, um plano de ação de combate à prática – e criando, assim, uma ponte de comunicação entre as vítimas de bullying e a escola.

alunas na feira

Já na Mostratec Júnior, os alunos João Hossepian Hojaij, do 9º ano H, e Mariana de Viglio Trindade, do 9º ano D, ficaram em terceiro lugar na categoria 3, de “Projetos de 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental”, e ainda ganharam credenciais para participar da FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica. A dupla desenvolve um dispositivo para a orientação espacial de deficientes visuais usando uma luva com ecolocalização, semelhante ao mecanismo biológico presente no organismo de morcegos, baleias e golfinhos – animais que, apesar de não possuírem um sistema visual acurado, conseguem se orientar muito bem. A luva sinaliza as distâncias e as áreas dos objetos por meio de um padrão de vibração.

premiação na mostratec

Confira abaixo os projetos apresentados pelos alunos do Dante na Mostratec e na Mostratec Júnior:

• Carolina Mantovani Sampaio Barros (2ª série E do Ensino Médio)

Uso de resíduo rico em cálcio proveniente do processamento da bauxita como enriquecedor de fertilizantes

• Juliana Eva Padilha (2ª série A do Ensino Médio)

Dando voz às vítimas do bullying

• Júlia Assis Azevedo e Juliana Corio Porto (2ª série A do Ensino Médio)

Estudo das comorbidades psiquiátricas em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com início de sintomas precoce e seus familiares

• Lara Johnsen Villas Bôas Stefani (1ª série C do Ensino Médio)

Cultivo da Mikania laevigata in vitro: buscando maiores teores de cumarina

• Natália Kauffman Zolnerkevic (9º ano D do Ensino Fundamental)

Quebrando obstáculos para melhorar a alimentação de crianças autistas

• Mariana de Viglio Trindade (9º ano D do Ensino Fundamental) e João Hossepian Hojaij (9º ano H do Ensino Fundamental)

Olhar na escuridão – Dispositivo ecolocalizador para orientação espacial de deficientes visuais

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Notícias